O sonho de Charly Musonda acabou por virar pesadelo por causa das lesões
Há nove anos, quando tinha apenas 15, Charly Musonda era um dos jovens mais promissores da Europa do futebol. Evidenciara-se nas camadas jovens do Anderlecht e acabou por nesse ano dar o salto para o Chelsea. Era um primeiro passo para um sonho que, ainda assim, viria a tornar-se pesadelo. Agora, com 25 anos, é apenas mais um de tantos casos de craques na formação que não conseguem confirmar o seu talento em seniores. E, neste caso, muito por culpa das lesões, que travaram de forma irremediável a sua progressão.
No final da época termina a sua ligação ao Chelsea e já sabe que não irá continuar ligado ao clube, mesmo que tenha, no início da época, feito uma proposta (desesperada) a Thomas Tuchel para tentar ficar e ter uma oportunidade.
"Falei com o treinador e disse-lhe que jogaria de graça. Não tem nada a ver com o contrato. Eu estava disposto a jogar grátis no ano que vem. podia ser o último da lista, mas queria treinar duro e basicamente ganhar o meu lugar atrás do que fazia nos treinos. Jogar nos Sub-23, ganhar forma e rodagem e depois veríamos. Ele entendeu, tivemos uma boa conversa e disse-me 'ouve, não depende de mim. Os contratos são negociados noutro lado'", revelou o jogador, ao podcast 'The Beautiful Game Podcast'.
Na mesma conversa, Musonda lembrou o momento em que Petr Cech, agora elemento da estrutura do Chelsea, lhe comunicou a decisão do clube em deixá-lo sair no final da época. "Foi difícil. Mesmo a publicação no Instagram, não queria ser muito emotivo nisso, pois não queria entrar em detalhes ou nas memória que tinha. Falei com o Petr Cech em agosto e depois de todas essas conversas soube que ia sair, não havia nada a fazer. Depois dessa chamada, estava literalmente a chorar, porque estou lá [no Chelsea] há muito tempo. E mesmo agora, ainda vai demorar muito a passar", assumiu.
Ao todo, nestes nove anos de ligação, Musonda disputou apenas sete encontros pela equipa principal, todos na temporada 2017/18. Esteve cedido pelo meio a Betis, Celtic e Vitesse, sendo que recentemente tem estado integrado nos Sub-23 do Chelsea, sem que consiga evidenciar-se a ponto de ser até aposta habitual nessa equipa de reservas.
Blues descem para posição de playoff
Extremo do Chelsea volta à ação no dia 17 de janeiro de 2026
Blues não vencem há três jogos
Desaire coloca termo a uma série de 7 jogos seguidos sem perder dos blues
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam