Adama Traoré: quando o corpo tem juízo, os dribles é que pagam

Estudo do Observatório do Futebol coloca o extremo como o rei dos dribladores

A carregar o vídeo ...
É assim que Adama Traoré dribla quem lhe aparece à frente

O Observatório do Futebol revelou uma lista com os 100 melhores dribladores das principais ligas europeias, o chamado 'Big Five' - Alemanha, Espanha, França, Itália e Inglaterra. Tal como o Record explicou, Bernardo Silva é o único português nas primeiras 50 posições. Isto se analisarmos os dados no que diz respeito ao número de dribles em quantidade.

Mas o Observatório do Futebol decidiu também reconhecer a... qualidade. Ou seja, uma relação entre o número de dribles e a percentagem de dribles bem sucedidos. E foi com este cálculo que o estudo colocou Adama Traoré, jogador de 21 anos do Middlesbrough no 1.º lugar, com um rácio de 100, contabilizando os 194 dribles, em que 70% foram bem-sucedidos. 

E Record descobriu que muito desta eficácia de Adama Traoré no drible resulta do... corpo. "Tem uma capacidade física impressionante. A agilidade e velocidade fazem com que passe pelos adversários com alguma facilidade", explicou-nos Carlos Cachada, que trabalhou com o extremo no Middlesbrough durante esta época.

O português, treinador adjunto e responsável da preparação física da equipa inglesa - chegou em 2013 com Aitor Karanka e saiu em março deste ano - revelou ainda que Aitor Karanka tentou potenciar o conhecimento de jogo deste jogador espanhol formado no Barcelona, para fazer sobressair as qualidades fisicas de Traoré em prol da equipa. "A velocidade e a agilidade, aliadas a um tronco atlético fazem dele um jogador com umas condições físicas incríveis. Algumas destas condições foram adquiridas, mas a maioria é inata. Apenas foi desenvolvido um pequeno trabalho de compensação muscular devido a um sem número de lesões que o apoquentavam nos escalões inferiores do Barcelona", detalhou Carlos Cachada, de 35 anos, sobre este jogador de 1,78m e 72 kg.

Bernardo Silva continua a ser o melhor jogador português deste estudo do Observatório do Futebol nesta perspetiva de dribles em quantidade e qualidade, ocupando o 46.º lugar. Seguem-se Rony Lopes (80.º) com uma pontuação de 73,3 - 61% de dribles com sucesso em 75 tentativas -  e João Mário (87.º), com uma pontuação de 72,8 - 67% de eficácia em 61 dribles.

Por David Novo
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Inglaterra Notícias
Notícias Mais Vistas