IFAB determina que se um jogador recusar sair do relvado para ser substituído, então o jogo continuará
A polémica veio à tona com o recente desentendimento entre Maurizio Sarri e Kepa Arrizabalaga, respetivamente treinador e guarda-redes do Chelsea. Decorria a reta final do prolongamento entre Chelsea e Manchester City em jogo a contar para a final da Taça da Liga inglesa quando o técnico dos blues decidiu substituir o guarda-redes espanhol, devido a alegados problemas físicos do mesmo, e este recusou abandonar o terreno de jogo. O jogo esteve em suspenso por momentos até que Sarri se reuniu com o árbitro da partida, Jonathan Moss, e se confirmou que a substituição não iria ser realizada.
O procedimento relativo a substituições instituído pelo IFAB, orgão que regulamenta as regras do futebol, determina que se um jogador recusar sair do terreno de jogo, então o jogo continuará. Deste modo, poderá dizer-se que essa terá sido a indicação dada pelo árbitro a Sarri, o que terá irritado o técnico italiano e o levou, posteriormente, a dirigir-se ao túnel de acesso aos balneários. O técnico voltou ao relvado e teve mesmo de ser acalmado por Rüdiger e pelo médico do clube, Paco Biosca.
Relacionadas
No final do encontro, Maurizio Sarri esclareceu que tudo não passou de um mal entendido, uma vez que o técnico italiano entendeu que Kepa não estava nas melhores condições físicas para seguir para o desempate por penáltis. No entanto, Sarri sublinhou ainda que o guarda-redes espanhol não teve a melhor atitude e que conversará com ele a fim de resolver a situação criada.
Excerto do procedimento instituído pelo IFAB quanto ao momento da substituição:
"Para substituir um jogador, o seguinte tem de ser observado:
1) O árbitro deve ser informado antes da substituição ser realizada
2) O jogador a ser substituído recebe a permissão do árbitro para abandonar o terreno de jogo, a menos que já se encontre fora do relvado
3) O jogador a ser substituído não está obrigado a sair na linha de meio-campo e não pode participar em momento algum na partida a partir desse momento, exceto para casos em que as substituições sejam ilimitadas
4) Se o jogador a ser substituído recusar sair, o jogo continua"
Antigo lateral dos red devils satisfeito com últimas exibições dos red devils
Red devils batem Brighton e somam terceira vitória consecutiva na Premier League
Reds ainda ameaçaram o empate nos descontos mas não foi possível
Mbeumo bisou e foi a grande figura do lado dos red devils
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus