Do "suborno" recusado à entrada de Abramovich em cena: como Eden Hazard escapou ao Man. United em 2012

Avançado belga acabou por rumar ao Chelsea onde viveu os melhores anos da carreira

Eden Hazard
Eden Hazard assinou pelo Chelsea em junho de 2012
Eden Hazard
Eden Hazard assinou pelo Chelsea em junho de 2012
Eden Hazard
Eden Hazard assinou pelo Chelsea em junho de 2012

O departamento de scouting do Manchester United dificilmente perdia de vista os melhores jovens da Europa nos tempos de Sir Alex Ferguson e Eden Hazard era um deles. O avançado belga era seguido desde os 15 anos pelos olheiros do clube inglês e em 2012 os red devils tinham tudo acertado com o Lille e com o jogador para a sua mudança para Old Trafford... até que Roman Abramovich, então dono do Chelsea, entrou em cena.

Segundo conta o 'The Times', "o acordo fracassou porque o seu empresário na altura, John Bico, exigiu uma grande compensação". O agente queria um milhão de libras (cerca de 1,2 milhões de euros, ao câmbio atual) do clube e vários milhões pagos diretamente pelos proprietários. "Um enorme suborno" - escreve o mesmo jornal - que foi recusado pelo Manchester United.  

Mas se o Manchester United não quis pagar, houve quem quisesse e o 'The Times' garante que o assunto ainda está a ser investigado pela Premier League. "Em 2013 uma empresa offshore vinculada a Roman Abramovich pagou 6 milhões de euros (cerca de 7 milhões de euros) a John Bico através do Dubai".

Quer isto dizer que o milionário russo terá aceitado pagar o tal suborno para garantir Eden Hazard em 2012, escapando às regras do fair-play financeiro. "O Manchester United disse ao John Bico que nunca poderia aceitar esse acordo, que havia uma clara violação das regras, das normas da Premier League e da UEFA", escreve o 'The Times'. 

Eden Hazard foi para o Chelsea e o Manchester United acabou por contratar Shinji Kagawa, ao Borussia Dortmund. O avançado belga marcou mais de 100 golos pelos blues em mais de 350 jogos, acabando por sair para o Real Madrid em 2019, por 100 milhões de euros. Já o japonês teve um percurso bem mais discreto nos red devils e regressou ao Dortmund em 2019.

Por Isabel Dantas
2
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Inglaterra Notícias
Notícias Mais Vistas