Futebol inglês preocupado com aumento dos custos salariais

Estudo da BDO concluiu que 90% dos clubes ingleses esperam registar prejuízos operacionais em 2025

Manchester United de Ruben Amorim tem teste de fogo em casa do Aston Villa
Manchester United de Ruben Amorim tem teste de fogo em casa do Aston Villa • Foto: AP

Apesar dos lucrativos contratos de televisão e do crescimento comercial global, o futebol inglês ainda a tranquilidade financeira, acumulando prejuízos. Um problema que afeta não só a Premier League mas toda a pirâmide do futebol profissional inglês, segundo um relatório da consultora BDO.

Baseado no inquérito anual a diretores financeiros dos clubes das quatro principais divisões de Inglaterra, o estudo conclui que 90% esperam reportar prejuízos operacionais antes de impostos em 2025 . O principal problema são os salários inflacionados que consomem grande parte da riqueza gerada. Na Premier League, os pagamentos a jogadores e equipas técnicas absorvem, em média, 63% da receita total, e no Championship essa valor sobe para 93%.

Apesar de receitas recorde na Premier League de 7,35 mil milhões de euros em 2024 e um mercado de verão onde os clubes do principal escalão inglês gastaram 3,44 mil milhões de euros (valor recorde para a liga), a BDO alerta para um alto nível de dependência de financiamento externo para facilitar as margens apertadas que elevam o risco de incumprimento regulatório e financeiro. 

Ian Clayden, chefe da área de desportos profissionais da BDO, questionou o futuro do futebol em Inglaterra se estes fatores persistirem. “A questão é se o universo do futebol continuará a expandir infinitamente, ou se em algum momento poderemos presenciar uma contração, uma reversão ou até mesmo um grande colapso”, lembrou Clayden.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Inglaterra Notícias
Notícias Mais Vistas