Ex-jogador e apresentador gerou controvérsia em Inglaterra por partilhar publicação pró-Palestina
Ao fim de mais de 25 anos, Gary Lineker vai deixar de ser uma das caras da BBC, abandonando de imediato o programa 'Match of the Day', que lhe garantia o estatuto de apresentador mais bem pago da secção de desporto do canal inglês. Esta decisão, anunciada esta 2.ª feira pelo próprio, numa publicação na sua conta de Instagram, advém de uma polémica que estalou na última semana, em que o antigo avançado foi acusado de difundir ideais antissemitas.
Isto porque Lineker partilhou nas redes sociais um post da Palestine Lobby, uma organização de apoio à causa palestiniana e que divulga diariamente as condições dramáticas e o sofrimento que se vive na Faixa de Gaza, em virtude do conflito de décadas com Israel. Essa publicação, era um vídeo de dois minutos com a legenda: "O sionismo explicado em dois minutos", com um emoji de uma ratazana a seguir à frase. Ora, a referência a este animal foi historicamente como um insulto ao povo judeu, nomeadamente na Alemanha Nazi, assim como o sionismo é o movimento político, criado no século XIX, que defende o direito à autodeterminação dos judeus, com um Estado próprio e independente, localizado na região da Palestina.
"Na semana passada, partilhei um conteúdo com um emoji com conotações horríveis. Infelizmente, eu não vi o emoji e se o tivesse visto, jamais o teria partilhado. Mal me apercebi do sucedido, apaguei de imediato o post. Assim, peço desde já desculpa a quem possa ter magoado e ao mal-estar que criei. Devia ter sido mais cuidadoso e sei bem disso. Ao longo da minha vida fui sempre contra qualquer forma de discriminação, racismo e xenofobia e antissemitismo também é uma delas, que eu não tolero em absoluto. Não deveria haver espaço, nem nunca deveria ter havido. Assim, tomei a decisão de afastar-me dos ecrãs da BBC e o próximo 'Match of the Day' será o meu último programa. Na próxima época, não farei a cobertura da Taça de Inglaterra, nem do Mundial", declarou Gary Lineker esta 2.ª feira na sua conta de Instagram, numa mensagem em que surge visivelmente emocionado e arrependido.
De recordar que esta não foi a primeira vez o antigo avançado gerou controvérsia. Em 2023, deixou duras críticas à política do governo britânico para controlar à imigração no Reino Unido, comparando-a com a aplicada no regime da Alemanha Nazi nos anos 30. Já nessa altura esteve próximo de abandonar a BBC, tendo sido afastado por uns tempos, até a poeira assentar e acabar por regressar. Contudo, agora não resistiu a mais uma polémica.
Relacionadas
Oficialização deve ocorrer ainda hoje
Liga inglesa tinha bloqueado um acordo de patrocínio com a Etihad Airways
Presidente honorário do Bayern confrontado com o interesse que o clube demonstrou em Florian Wirtz, que neste mercado rumou ao Liverpool
Ex-companheiro de equipa do português no Manchester United foi buscar um 'tesourinho' ao baú das recordações
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense