Em outras contas, o Tottenham goleou na visita ao Norwich, por 5-0, e segurou a quarta posição
O alemão Gundongan saiu hoje do banco para dar a vitória ao Manchester City, num jogo de muitos nervos em que o bicampeão esteve a perder por 2-0 e deixou todos na expectativa nos instantes finais do campeonato.
O City chegava à última jornada apenas com mais um ponto do que o Liverpool, e a desvantagem que hoje teve, aliada à possibilidade de o 'reds' vencerem o Wolverhampton, ainda fez admitir que a última jornada da Liga inglesa pudesse trazer surpresas, o que não aconteceu.
Com João Cancelo e Bernardo Silva a titulares, o campeão esteve a perder até aos últimos 15 minutos, graças a golos de Matty Cash e Philippe Coutinho, numa tarde em que Steven Gerrard, antigo jogador do Liverpool, ajudava a sua antiga equipa.
No lado do City, não só os adeptos, mas também Pep Guardiola, desesperavam com o resultado e a possibilidade de o Liverpool passar para a frente, mas foi uma mudança do espanhol que deu ao City os argumentos que faltavam.
O espanhol fez sair Bernardo Silva para entrar Gundogan, e o alemão foi decisivo, ao marcar aos 76 e 81 minutos, no primeiro a reduzir para 2-1 e no segundo já a dar a cambalhota no marcador (3-2), depois de Rodri também marcar, aos 78 (2-2).
A reviravolta em seis minutos aconteceu pouco antes dos festejos em Anfield, onde o Liverpool, que estava empatado, também se colocou em vantagem, que ainda dilataria para 3-1, mas num resultado que seria sempre insuficiente caso o City vencesse.
Diante do Wolverhampton, de Bruno Lage, os 'reds' também estiveram a perder, graças a um golo madrugador de Pedro Neto -- saiu aos 22 minutos com queixas no joelho esquerdo -, mas Sadio Mane ainda igualou, aos 24.
O Liverpool teve muita dificuldade para articular o seu jogo, frente a um Wolverhampton que ainda teve em campo José Sá, também substituído ao intervalo devido a lesão, Toti Gomes, Rúben Neves e João Moutinho, enquanto Trincão entrou aos 90 minutos.
O desbloqueio para o finalista da 'Champions' só aconteceu nos últimos minutos, com Salah, que entrara para o lugar de Diogo Jota, a fazer o 2-1, aos 84, enquanto Robertson ampliou a vantagem para 3-1, aos 89.
Com o campeão encontrado, a última jornada também definiu o Burnley como a equipa que se junta a Norwich e Watford na descida para o Championship, com os 'clarets' a perderem a posição, por troca com o Leeds, nesta ronda.
Mesmo a jogar em casa, a equipa não evitou a derrota com o Newcastle (2-1), enquanto o Leeds United foi vencer na visita ao Brentford (2-1), permitindo-lhe a ultrapassagem do 18.º para o 17.º lugar.
Em outras contas, o Tottenham goleou na visita ao Norwich, por 5-0, e segurou a quarta posição, a última de acesso à Liga dos Campeões, com mais dois pontos do que o Arsenal, que tinha ténues esperanças, e também venceu com goleada, mas terminou em quinto.
Nos 'spurs', destaque para o sul-coreano Son, com dois golos, que lhe permitiram igualar Salah como melhor marcador, com 23 golos, à frente de Cristiano Ronaldo (18), de fora nos últimos dois jogos, devido a lesão.
Também no norte de Londres, o Arsenal, com Cédric - marcou o terceiro golo - e Nuno Tavares a titulares nas laterais, recebeu e venceu por 5-1 o Everton, que a meio da semana tinha garantido a permanência.
Em outros jogos, o Manchester United, com Bruno Fernandes e Diogo Dalot, e o West Ham, mantiveram as posições, o sexto lugar (Liga Europa) e sétimo (Liga Conferência Europa), respetivamente, depois de ambos se terem despedido com uma derrota.
O United, o clube com mais títulos de campeão, despede-se sem saudades do treinador Ralf Rangnick, numa época em que foram mais os jogos em que perdeu pontos (10 empates e 12 derrotas) do que aqueles que venceu (16).
A equipa, que hoje perdeu por 1-0 na visita ao Crystal Palace (12.º), ficou a 35 pontos do campeão.
Antigo craque inglês revela que foi um momento difícil na carreira
Antigo médio dos red devils não poupa nas palavras
Capitão do Man. United contou detalhes da oferta dos encarnados, em entrevista ao Canal 11
Conversa positiva entre ambos na génese da decisão do treinador do Liverpool
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam