Mourinho: «Herdar uma equipa treinada por mim é um sonho»

Português considera que melhores técnicos do mundo "já nascem assim"

• Foto: EPA

José Mourinho falou da sua carreira de treinador e lembrou a sua passagem pelo Real Madrid, em entrevista ao 'Sport & Style', publicada esta quinta-feira. O técnico considera que parte do sucesso dos madridistas posterior à sua saída também se deve ao seu trabalho e realça que gostava de orientar um grupo que já tivesse sido treinado... por ele próprio.

"Gostava de chegar ao Real Madrid no momento em que saí. Gostava de ser contratado pelo Manchester United quando decidir ir embora. Para quê? Para herdar uma equipa treinada por Mourinho (...) É um sonho", comentou à publicação pertencente ao 'L'Équipe', exemplificando, de seguida: "Quando saí, o Real estava pronto para explodir. Desde então, foi quando começou realmente a vencer, especialmente frente ao Barcelona. Sou um construtor, um pedreiro do futebol."

Com sete campeonatos nacionais, duas Ligas dos Campeões e uma Liga Europa - venceu troféus em todos os clubes por onde passou desde que chegou ao FC Porto, em 2002 - José Mourinho é dono de um palmarés invejável. Qual é o segredo do técnico português: Trabalho ou capacidade inata?

"É uma pergunta complexa. É difícil resumir anos e anos de treino em poucas palavras. Penso que a profissão vem de um talento inato. As pessoas pensam que os bons jogadores estão dotados de um talento natural mas, na maioria dos casos, acreditam que os bons técnicos são muito trabalhadores (...) Os treinadores podem aprender a serem bons profissionais mas não os melhores do mundo. Os melhores nascem assim", frisou.

"Se nasci para treinar? Acredito que sim. Alguns aproveitam a experiência ao mais alto nível e transportam-na do campo para o banco. Outros não eram muito bons, como eu, e tivemos que estudar, decifrar a filosofia de jogo, mas não estávamos em pé de igualdade na linha de partida. Creio que tive um pequeno avanço inato", acrescentou.

José Mourinho realçou ainda que trabalha "como um louco" quando foi questionado acerca do dia-a-dia de um treinador de futebol. "Se o meu trabalho é fácil? Não. Trabalho como um louco. Para ter sucesso numa profissão como a minha em primeiro lugar tens de controlar tudo e, depois, ir escalando múltiplos níveis de experiência. Se um jovem quer ser treinador e imagina que só vai trabalhar duas horas num bom relvado, está muito enganado!"

6
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Inglaterra

Notícias

Notícias Mais Vistas