Tanto Mancini como Benítez podem estar no fim da linha em ambos os clubes...
À primeira vista, Manchester City e Chelsea têm um grande dado em comum – o forte investimento feito pelos respetivos proprietários que catapultou ambas as equipas para o sucesso – mas os clubes que hoje lutam intensamente pelo 2.º lugar da Premier League foram também os únicos que conseguiram quebrar a hegemonia do Manchester United desde que o Arsenal deixou de dar luta.
De 2004/05 para cá, nos oito campeonatos já disputados, a equipa de Alex Ferguson ganhou 4, o Chelsea conquistou 3 e o City arrancou a ferros o título da época passada. Esta temporada, a luta dos milionários parece resumida ao 2.º lugar – embora o Tottenham de Villas-Boas também o espreite – e o Chelsea pode aproveitar o registo recente do técnico Rafael Benítez para sair de Manchester a... 1 ponto do City: nos últimos 11 jogos frente ao atual campeão, o antigo treinador do Liverpool ganhou 7 e empatou os últimos 4, um deles na estreia pelo Chelsea na 1.ª volta da Premier League (0-0).
Relacionada
Curiosamente, o clube de Anfield foi o único a intrometer-se na luta entre United e Chelsea nos últimos anos, chegando a lutar pelo título em 2008/09 e acabando em 2.º lugar, relegando o Chelsea para 3.º. O técnico dos reds era... Benítez, o qual poderá aniquilar hoje as esperanças do City na renovação do título caso triunfe no Ettihad e ameace ainda mais chegar à vice-liderança.
Pressão é o que não falta a Mancini, que exigiu “12 vitórias seguidas até ao fim do campeonato” e colocou as culpas da fraca época dos citizens nas... más contratações feitas no verão. “Podíamos ter feito mais e melhor. Os dirigentes não compraram quem eu queria [Eden Hazard, Javi Martínez e De Rossi ] e só conseguimos trazer Rodwell, Maicon, Sinclair e Javi García. Mas agora chegaram Txiki Beguiristain e Ferran Soriano ao clube [ex-diretores do Barcelona] e já me sinto tranquilo em relação ao futuro porque eles sabem o que devem comprar”. Palavras pouco abonatórias para um técnico que está na corda bamba e critica o trabalho dos altos responsáveis do City.
Mudanças à vista
A verdade é que nem Mancini nem Rafa Benítez recolhem consenso de adeptos e dirigentes do City e Chelsea, respetivamente, e é bem provável que na próxima época ambos os clubes apostem em novos treinadores. Tudo indica que os projetos milionários da Premier League terão novos comandantes na próxima época mas resta saber se dentro de campo tanto Manchester City como Chelsea continuarão a oferecer a mesma resistência ao Man. United de Alex Ferguson. Até porque o treinador escocês, de 71 anos, ainda não perdeu a vontade de ganhar.
Antigo craque inglês revela que foi um momento difícil na carreira
Antigo médio dos red devils não poupa nas palavras
Capitão do Man. United contou detalhes da oferta dos encarnados, em entrevista ao Canal 11
Conversa positiva entre ambos na génese da decisão do treinador do Liverpool
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam