O passaporte de Paul Parker é apenas mais uma divertida história de uma lista já longa de artigos (jogadores incluídos) relacionados com o desporto-rei e que foram leiloados online...
Gostava de comprar o passaporte de um jogador de futebol? Provavelmente até estaria interessado em ter na sua sala o documento em causa, se este fosse de David Beckham ou do nosso Cristiano Ronaldo. Poderia mostrar aos amigos uma verdadeira relíquia de uma estrela internacional e assim encetar belas conversas à lareira. Mas quem quererá o passaporte de Paul Parker? O antigo central do Manchester United, que representou a seleção inglesa em 19 ocasiões, foi uma das figuras da formação red devil na década de 90, mas a recente colocação na internet do seu passaporte motivou muitas e muitas gargalhadas nas redes sociais.
O leilão arrancou com um valor de 5 mil libras e entretanto já desapareceu do eBay, provavelmente porque o autor do anúncio se assustou com o mediatismo que o caso teve. Parker, que curiosamente completa 51 anos este sábado, dia 4 de abril, não comentou o tema.
O passaporte de Paul Parker é apenas mais uma divertida história de uma lista já longa de artigos (jogadores incluídos) relacionados com o desporto-rei e que foram leiloados online. Ora veja algumas delas.
1 - Jamie O'Hara, o "ex" de Danielle Lloyd
Em junho de 2013, depois de mais uma descida de divisão, os adeptos do Wolves estavam furiosos com os jogadores. As críticas ao futebol pachorrento da formação inglesa foram mais do que muitas e Jamie O'Hara, que nunca foi grande espingarda no meio campo da equipa, era o alvo predileto de muitos. Foi por isso que um frenético simpatizante do Wolves decidiu "limpar" o jogador do Estádio Molineux.
Para isso colocou um anúncio na Internet, no popular site eBay, oferecendo os préstimos de O'Hara, que antes tinha sido bem mais mais feliz ao serviço do Tottenham. O leilão começou com uns modestos 99 pence, que contrastavam com os 5 milhões de libras que a direção do clube havia deixado nos cofres de White Hart Lane, depois de um ano de empréstimo em que se tinha portado bem.
Feitas as contas, depois de algumas licitações, o "artigo" chegou aos 153,900 libras, a imprensa inglesa deu eco do caso e o leilão foi retirado do site. O jogador, agora com 28 anos, está ao serviço do Blackpool e renovou contrato até final da presente temporada.
Na vida pessoal, "rescindiu" com a esbelta Danielle Lloyd, uma das modelas mais desejadas de Inglaterra, depois dos rumores de que O'Hara tinha várias aventuras fora do matrimónio, o que motivou o cartão vermelho direto mostrado pela antiga Miss Inglaterra.
2 - Amauri + Paolo De Ciglie
O avançado Amauri nunca foi grande coisa. E em 2012, quando estava ao serviço da Juventus, a temporada estava ser uma verdadeira nulidade A direção do emblema de Turim não conseguia dispensar o jogador e o tema acabou por transpirar para a comunicação social italiana. Tinha chegado em 2008, proveniente do Palermo e recebia 70 mil euros por semana. Uma vergonha, diziam muitos nos corredores da casa bianconera.
A esperança surgiu com o alegado interesse de Génova e Fiorentina, mas o negócio acabou por não se concretizar. Foi então que um adepto da Vechia Signora decidiu tomar o assunto pelas próprias mãos e colocou o avançado à venda, também no eBay.
78 licitações depois, Amauri já estava avaliado em 10 milhões de euros, fazendo parte do acordo que este seria "enviado por correio no prazo máximo de 4 dias úteis". E sem direito a devoluções, claro está. Curioso é o facto de na oferta constar um artigo de oferta - o lateral Paolo De Ciglie, a quem a temporada também não tinha corrido de feição.
Amauri, agora com 34 anos, joga no Torino e tem um valor de mercado de 500 mil euros. Já De Ciglie, de 28 anos, segue no Génova, por empréstimo, e vale qualquer coisa como 2,2 milhões de euros, de acordo com a avaliação de janeiro de 2015 do site Tranfermarkt.
3 - Erik Karlsson, o boneco
Erik Karlsson está longe das lides do futebol, mas também merece figurar nesta lista. Depois de conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sochi'2014, com a equipa sueca de Hóquei no Gelo, o jogador mostrou-se desiludido por ter falhado o ouro. E ainda a quente, depois de um jornalista perguntar que valor tinha para ele aquela medalha, a resposta foi clara: "Entenderei quanto vale depois de a colocar no eBay."
Este momento de "stand up comedy" nórdico acabou por resvalar numa chuva de críticas, com alegações de falta de respeito pelo espírito olímpico e as esquizofrenias habituais a que o Twitter nos habituou. Dias depois Karlsson retratou-se e "salvou-se" com um tweet, claro está, onde com um discurso intelecto-filosófico alegou ter entendido a importância da malfadada medalha. Aliás, um jogador que tem direito a uma "action figure" pode dizer o que bem entender.
4 - Denilson, o pagodeiro
Em 2011, Denilson uma "invenção" de Arsène Wenger que não estava a render o desejado. Aquele que chegou a ser apelidado de "Samba Star" não conseguia produzir um futebol de garra, tão apreciado por Ilhas Britânicas, e o site "Le Grove" aproveitou para ganhar algum mediatismo à custa de um leilão virtual. Como sempre, foi o eBay o espaço da Internet escolhido para o efeito e a descrição do "artigo" não deixava margem para dúvidas - "Denilson, uma verdadeira máquina de jogar para trás. Se quer passes para o lado e um médio que corre sempre como caranguejo, esta é a opção certa."
Garantia o autor do anúncio que o brasileiro estava usado, mas que era um produto valioso. Não consta que o negócio tenha acontecido. Nem este negócio nem a carreira auspiciosa que muitos profetizaram para o canarinho, que agora passeia classe no São Paulo, de onde tinha saído rumo a Londres. No YouTube são populares os seus vídeos com Gilberto Silva e Júlio Baptista, nos tempos em que jogavam junto na formação gunner. E entende-se também que fizeram muito bem em seguir carreira no futebol e não na música.
5 - A medalha de Mourinho
Quem melhor do que José Mourinho para dar a tática, até nestas coisas das novas tecnologias. Depois de conquistar o segundo título de campeão inglês pelo Chelsea, o treinador português atirou a medalha de vencedor para a bancada, juntos dos ruidosos adeptos da formação de Stamford Bridge. E depois de explicar que já não tinha espaço para tanta coisa (imaginem agora), o antigo treinador do FC Porto foi claro: "A medalha era para todos, mas penso que a pessoa na assistência que ficou com a medalha é sortudo, porque regressa a casa com uma memória fantástica ou vai ao eBay e faz uma fortuna.". O felizardo acabou mesmo por ganhar muito dinheiro, mas num leilão "a sério" e não no mundo virtual.
6 - Larry Lloyd
O antigo internacional inglês Larry Lloyd, um defesa raçudo, nem é do tempo da Internet, mas como fez um leilão e foi, literalmente, um "cromo", merece figurar nesta lista. Depois de conquistar a Taça dos Campeões Europeus pelo Nottingham Forrest, a medalha foi direitinha para o cofre. Os anos passaram, a carreira terminou de Lloyd lá arranjou um "cantinho" na estrutura do clube inglês. Era Relações Públicas e ganhava bem. No dia em que foi despedido, sofreu uma depressão, indignou-se com a direção do Forrest, levou a medalha a leilão e... abriu em bar em Espanha. Agora tem uns quilos a mais e continua a ser irreverente. Em 2008, quando questionado sobre a forma como poderia travar um talento como Cristiano Ronaldo, declarou: "Se o apanhasse à minha frente, com aquelas fintinhas, fazia-o voar até à penúltima fila do estádio." Um cromo...
Anúncio surgiu por breves momentos no eBay, mas acabou por ser retirado pouco depois
Brighton também está atento
Treinador português já pensa no mercado de janeiro
Estudo da 'Sportingpedia' incidiu sobre os principais campeonatos da Europa
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos