Reforços de Mourinho medem-se aos palmos

Seis dos sete jogadores contratados desde que chegou ao Man. United têm mais de 1,86 metros

• Foto: Reuters

Aposta clara nos ‘gigantes’! Seis dos sete jogadores contratados por Mourinho no Manchester United têm uma altura superior a 1,86 metros. Quem são? Ibrahimovic (não faz neste momento parte do plantel por estar a recuperar de lesão), Matic, Pogba, Lukaku, Lindelöf e Bailly. Mkhitaryan (1,77m) é a exceção a uma regra que se tem traduzido na clara otimização da capacidade aérea da equipa. A tendência é para melhorar face à incorporação dos recrutas contratados neste defeso.

A estatística não deixa dúvidas em relação à diferença entre os consulados de Van Gaal e Mourinho. O onze lançado pelo holandês na final da Taça de Inglaterra 2015/16 tinha em média 1,82m, enquanto o que foi utilizado pelo Special One na final da Liga Europa media 1,84m. Podia até ser mais alto se Zlatan, Bailly e Rojo, todos eles habituais titulares em 2016/17, não estivessem lesionados. E o que diz, então, a estatística? Que o Manchester United do Special One é bem mais assertivo do que o de Van Gaal em termos aéreos, tanto ofensiva como defensivamente. Viu aumentar em 25% os lances aéreos ganhos; viu subir em 55% os cortes de cabeça; viu crescer em 80% (de 5 para 9) os golos de cabeça; e viu ampliar em 109% os remates de cabeça.

Estes registos devem naturalmente ser superados em 2017/18, fruto das chegadas de Matic, Lukaku e Lindelöf. Perisic (1,87m), outro dos alvos dos red devils, insere-se também no plano. Excluindo os guarda-redes, o Manchester United (1,84m) tem um dos plantéis mais altos da Premier (média de 1,82m), só superado pelo WBA e Watford (1,85m). Se recorrer aos jogadores mais altos que tem para cada posição, Mourinho pode apresentar um onze a rondar o 1,90m.

Músculo e pulmão

A altura não é apenas o único atributo que o Special One tem vindo a elevar no Manchester United. A força, potência e capacidade física são outros fatores exigidos pelo luso, que irá preencher o miolo com dois monstros, Matic e Pogba. Palmilharam uma média de 11 km por jogo na época transata...

Por Nuno Pombo
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Inglaterra

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.