É a primeira vez que o emblema inglês presta tal homenagem a um antigo jogador
Depois de tanta especulação, o Liverpool anunciou esta sexta-feira que irá retirar a camisola 20, que pertencia a Diogo Jota, em memória e homenagem ao ex-internacional português. A decisão do clube estende-se a todos os escalões. Com isto, nunca mais um jogador irá usar o número 20 no clube.
"O Liverpool FC vai retirar a camisola número 20 em todos os escalões do clube em honra e memória de Diogo Jota", pode ler-se no curto comunicado publicado pelo clube nas redes sociais.
Michael Edwards, diretor executivo de futebol do Fenway Sports Group, grupo proprietário do clube desde 2010, sublinhou a importância desta sentida homenagem, informando que a família de Diogo Jota foi a primeira a saber da intenção dos reds.
"Como clube, estávamos bem cientes do sentimento dos nossos adeptos - e nós sentimos exatamente o mesmo. Era de importância vital para nós envolver a mulher do Diogo, Rute, e a sua família na decisão e garantir que eles fossem os primeiros a saber da nossa intenção. Creio que é a primeira vez na história do Liverpool Football Club que tal honra é concedida a um indivíduo. Por isso, podemos dizer que se trata de um tributo único a uma pessoa singularmente maravilhosa", começou por referir, acrescentando: "Ao retirarmos este número de equipa, estamos a torná-lo eterno e, por isso, nunca será esquecido. O Diogo juntou-se a nós em 2020, ganhou-nos o [campeonato] número 20, e usou - com honra, distinção e carinho - o número 20. No que diz respeito ao Liverpool Football Club, ele será para sempre o nosso número 20."
Billy Hogan, John Henry, Tom Werner e Mike Gordon, elementos da administração do clube, também destacaram "o facto de, na longa e célebre história do clube, esta honra nunca ter sido concedida anteriormente", algo que "demonstra a importância do Diogo para o Liverpool Football Club": "A sua memória e o seu contributo ficarão imortalizados pela sua associação ao número 20. Os nossos sentimentos vão para a Rute, para os seus três lindos filhos e para a sua família, que continuam a sofrer com a perda do Diogo e do André. Diogo Jota. O nosso rapaz de Portugal. Para sempre o nosso número 20", terminam.
Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, de 25, morreram na madrugada de 3 de julho, na sequência de um acidente de viação na A52, em Zamora, Espanha.
O avançado internacional português jogava no Liverpool, emblema que representava há cinco épocas e pelo qual venceu uma Premier League, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga, sagrando-se ainda campeão do Championship, o segundo escalão inglês, com o Wolverhampton. Já André Silva jogava no Penafiel, emblema da segunda divisão portuguesa.
Relacionadas
Avançado vai jogar a CAN e pode já ter feito o último jogo ao serviço do liverpool
Lateral do Liverpool relegou o icónico Darren Fletcher para 2º lugar
Internacional egípcio tem um pé fora do Liverpool depois de ter expressado o seu descontentamento em público
Italianos já encetaram conversações com brasileiro
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam