Oficial: Liverpool retira camisola 20 de Diogo Jota em todos os escalões do clube

É a primeira vez que o emblema inglês presta tal homenagem a um antigo jogador

Liverpool homenageia Diogo Jota: camisola 20 retirada em todos os escalões do clube
Diogo Jota e a camisola 20
Liverpool homenageia Diogo Jota: camisola 20 retirada em todos os escalões do clube
Diogo Jota e a camisola 20
Liverpool homenageia Diogo Jota: camisola 20 retirada em todos os escalões do clube
Diogo Jota e a camisola 20

Depois de tanta especulação, o Liverpool anunciou esta sexta-feira que irá retirar a camisola 20, que pertencia a Diogo Jota, em memória e homenagem ao ex-internacional português. A decisão do clube estende-se a todos os escalões. Com isto, nunca mais um jogador irá usar o número 20 no clube.

"O Liverpool FC vai retirar a camisola número 20 em todos os escalões do clube em honra e memória de Diogo Jota", pode ler-se no curto comunicado publicado pelo clube nas redes sociais.

Michael Edwards, diretor executivo de futebol do Fenway Sports Group, grupo proprietário do clube desde 2010, sublinhou a importância desta sentida homenagem, informando que a família de Diogo Jota foi a primeira a saber da intenção dos reds.

"Como clube, estávamos bem cientes do sentimento dos nossos adeptos - e nós sentimos exatamente o mesmo. Era de importância vital para nós envolver a mulher do Diogo, Rute, e a sua família na decisão e garantir que eles fossem os primeiros a saber da nossa intenção. Creio que é a primeira vez na história do Liverpool Football Club que tal honra é concedida a um indivíduo. Por isso, podemos dizer que se trata de um tributo único a uma pessoa singularmente maravilhosa", começou por referir, acrescentando: "Ao retirarmos este número de equipa, estamos a torná-lo eterno e, por isso, nunca será esquecido. O Diogo juntou-se a nós em 2020, ganhou-nos o [campeonato] número 20, e usou - com honra, distinção e carinho - o número 20. No que diz respeito ao Liverpool Football Club, ele será para sempre o nosso número 20."

Billy Hogan, John Henry, Tom Werner e Mike Gordon, elementos da administração do clube, também destacaram "o facto de, na longa e célebre história do clube, esta honra nunca ter sido concedida anteriormente", algo que "demonstra a importância do Diogo para o Liverpool Football Club": "A sua memória e o seu contributo ficarão imortalizados pela sua associação ao número 20. Os nossos sentimentos vão para a Rute, para os seus três lindos filhos e para a sua família, que continuam a sofrer com a perda do Diogo e do André. Diogo Jota. O nosso rapaz de Portugal. Para sempre o nosso número 20", terminam.

Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, de 25, morreram na madrugada de 3 de julho, na sequência de um acidente de viação na A52, em Zamora, Espanha.

O avançado internacional português jogava no Liverpool, emblema que representava há cinco épocas e pelo qual venceu uma Premier League, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga, sagrando-se ainda campeão do Championship, o segundo escalão inglês, com o Wolverhampton. Já André Silva jogava no Penafiel, emblema da segunda divisão portuguesa.

Por Sérgio Magalhães
20
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Liverpool
Notícias
Notícias Mais Vistas