Diagnosticado com um cancro terminal, o técnico sueco orientou a equipa de lendas do Liverpool
Sven-Göran Eriksson dirigiu este sábado a equipa de lendas do Liverpool, cumprindo o sonho de se sentar no banco em Anfield. Os reds venceram (4-2) o Ajax, com uma reviravolta na 2ª parte, numa tarde de enchente em que o resulto foi o menos importante.
O técnico de 76 anos revelou em janeiro que tinha sido diagnosticado com um cancro terminal, numa entrevista a uma rádio sueca em que também declarou o amor pelo Liverpool. A hipótese de participar num treino, rapidamente se tornou, com a ajuda de Jürgen Klopp, num convite para dirigir a equipa de lendas. Assim aconteceu, num jogo especial em Anfield. Eriksson subiu ao relvado debaixo de uma ovação monumental e juntou-se aos adeptos para ouvir o tradicional 'You'll Never Walk Alone', canção que os adeptos do Liverpool entoam antes de cada jogo. "Estava a chorar", confessou o técnico que teve duas passagens pelo Benfica - entre 1982 e 1984 e entre 1989 e 1992 - no final do jogo.
Relacionadas
Steven Gerrard, que capitaneou a equipa do Liverpool, diz que Eriksson não perdeu o jeito. "Foi especial. Quando soube que seria ele a estar no banco, fiquei ainda mais ansioso por vir e ser orientado por ele mais uma vez [cruzaram-se antes na seleção inglesa, que Eriksson treinou entre 2001 e 2006]. As substituições que fez ao intervalo deram-nos outras opções. Não perdeu a magia", deixou o agora treinador dos sauditas do Al Ettifaq.
Emocionado pela experiência
Eriksson não escondeu a emoção pela oportunidade. "Foi muito bonito, absolutamente incrível. A entrada, o jogo, foi incrível de início ao fim. É uma memória para a vida", disse aos canais do Liverpool, passando depois o protagonismo para jogadores e adeptos. "Acho que não há dúvidas de que o 'melhor em campo' foi o público. O jogo foi muito bom. Estes rapazes já não têm 20 anos, mas ainda têm muito futebol. Vieram de todas as partes do Mundo e deram um grande espetáculo", disse. Quando ao resultado, crê que foi justo: "Foi uma grande vitória depois de estar a perder por 2-0. Fomos a melhor equipa durante o jogo."
Lendas e muita ação no relvado
O Liverpool saiu vitorioso (4-2) perante o Ajax, depois de sair para intervalo a perder por 2-0. Derk Boerrigter e Kiki Musampa colocaram os holandeses em vantagem, mas os reds deram uma resposta contundente na 2.ª parte. Gregory Vignal, Djibril Cissé, Nabil El Zhar e Fernando Torres - que, pelo meio, falhou uma panóplia de oportunidades - foram os autores dos golos. Não faltaram lendas em Anfield, com Litmanen e Ryan Babel a alinha pelas duas equipas. No Liverpool também jogaram Steven Gerrard, Dudek, Kuyt, Maxi Rodríguez, Hyppia ou Agger. No Ajax, Danny Blind, Van der Vaart ou Ronald de Boer.
Everton ainda reagiu na segunda parte mas não conseguiu surpreender os reds
5.ª jornada da Premier League abre esta tarde com o dérbi entre reds e o Everton
Jonathan Poulter esteve 3 anos impedido de entrar em recintos desportivos
Reds marcaram dois golos madrugadores, colchoneros igualaram mas Van Dijk decidiu na compensação
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele