A Federação Inglesa de Futebol (FA) puniu Bernardo Silva com um jogo de castigo e uma multa de 50 mil libras (58 mil euros) na sequência do tweet que o internacional português publicou em setembro sobre Mendy, ficando o internacional português obrigado a frequentar um programa educacional, informou o organismo federativo.
Para a FA, o comentário de Bernardo Silva constituiu uma violação agravada do código de conduta "por ter incluído referência, implícita ou explícita, à raça e/ou cor de pele e/ou origem étnica".
Na altura, Bernardo Silva fez uma brincadeira com o companheiro de equipa Benjamin Mendy, publicando um vídeo no qual o companheiro de equipa vestia uma t-shirt preta e Bernardo dizia que acabava de ver "o campeão do mundo completamente nu". Não tardou que o internacional português fosse acusado de racismo e, por isso, Bernardo apagou a publicação que tinha feito nas 'stories' do Instagram. O médio tinha também comparado o companheiro - colega e amigo desde os tempos em que ambos jogavam no Monaco - ao boneco dos chocolates 'Conguito'.
O internacional português Bernardo Silva escreveu posteriormente uma carta à FA, na qual lamentava qualquer ofensa causada pelo tweet, juntando um depoimento de Mendy, em que o companheiro de equipa dizia não ter ficado ofendido. Na ocasião, a FA escreveu ao Manchester City, solicitando informações ao clube.
O treinador dos citizens, o espanhol Pep Guardiola, defendeu o internacional português, referindo que se tratou de "uma simples piada" entre Bernardo e Mendy, que são grandes amigos, acrescentando ser completamente errado pensar que o tweet tinha conotação racista.