Como o United contratou Ruben Amorim: reunião secreta de 5 horas em Sevilha, o "carisma" e a hesitação em deixar o Sporting

Ruben Amorim no Manchester United: reunião secreta em Sevilha
• Foto: Manchester United

No dia em que se assinala um ano da oficialização de Ruben Amorim como treinador do Manchester United, o 'The Athletic' revela a história de bastidores de como e quando o clube inglês desenhou o processo de contratação do treinador ao Sporting. A primeira reunião cara a cara aconteceu a 18 de outubro, em Sevilha. O Sporting jogara em Portimão para Taça de Portugal, de onde Ruben Amorim e o seu gente Raul Costa, viajaram de carro; os dirigentes do United, Jason Wilcox, Dan Ashworth e Omar Berrada, seguiram diretos de Manchester para Espanha de jato privado. A reunião aconteceu numa casa privada.

O 'The Athletic' revela que a reunião teve a duração de cinco horas. Nesse período, Amorim explicou aos responsáveis do United a sua visão do futebol, a preferência pelo sistema de três centrais mas, também, a flexibilidade para adaptar a sua filosofia. Esta foi a reação do clube, de acordo com este artigo. "Todos ficaram impressionados com o seu carisma, inteligência tática e emocional, mais a forma como comunicava com os jogadores, mais novos ou consagrados, incluindo a utilização de vídeo", descreve o jornalista que cita fontes próximas do processo. Durante a reunião, Amorim perguntou várias vezes: "Porquê agora? Por que não no fim da época?". Do lado United existia a convicção que a entrada a meio da época permitiria ao treinador português ter meses de aprendizagem e adaptação ao plantel, clube e campeonato.

PUB

Na semana seguinte a esta reunião em Sevilha, Omar Berrada, diretor executivo do Manchester United, iniciou negociações com o agente de Amorim. Nessa altura, o clube inglês sentia "inequivocamente" que o ainda treinador do Sporting era o alvo. Ao mesmo tempo, o facto de saber que Hugo Viana, amigo de Amorim, iria para o rival Manchester City provocava a sensação no United de que o técnico poderia ser uma opção para, no futuro, substituir Pep Guardiola. 

Estes foram os passos seguintes. No dia 25 de outubro, sexta-feira, os números e os contratos estavam fechados; no sábado, Amorim, que estava a hesitar devido ao bom momento que o Sporting vivia, respondeu finalmente: "Aceito". Depois, iniciou-se o processo de conversar com o Sporting, pelo menos oficialmente já que, antes, o mesmo Omar Berrada havia falado informalmente com o clube leonino sobre o interesse no treinador. Omar Berrada viajou para Lisboa num voo comercial e sem ser reconhecido, reuniu-se com Hugo Viana, diretor desportivo, e Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting com a pasta financeira, na segunda-feira à noite. O acordo para a transferência não foi consumado nesse dia, pelo que a aconteceu uma segunda reunião na terça-feira. Aí sim, o United aceitou pagar um pouco mais do que a cláusula de rescisão (11 milhões de euros e não 10 M€) e Amorim completou mais dois jogos no Sporting. A 1 de novembro, a mudança foi oficializada.

PUB

A parte curiosa é que, segundo o 'The Athletic', Ruben Amorim não estava na lista inicial de candidatos a substituir Erik Ten Hag. Thomas Tuchel, Mauricio Pochettino, Roberto De Zerbi, Thomas Frank, Graham Potter e... Marco Silva eram os nomes no topo no final de maio, altura em que o clube decidiu avançar para a troca de treinador. O artigo sustenta que, nessa altura, Amorim não estava a ser equacionado devido à falta de experiência na Premier League, mas nunca deixou de ser observado. E, no final, escolhido.

Por David Novo
4
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Man. United Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB