Amorim testa tecnologia de ponta contra 'molengões': «Se não treinarem bem, terei vídeos para lhes mostrar»

Treinador português receberá dados em tempo real sobre níveis de esforço e risco de lesão dos jogadores durante as sessões

Ruben Amorim usa tecnologia para monitorizar esforço e prevenir lesões nos jogadores do Man. United
Ruben Amorim usa tecnologia para monitorizar esforço e prevenir lesões nos jogadores do Man. United • Foto: Manchester United

A nova temporada desportiva que se avizinha será determinante tanto para o Manchester United como para Ruben Amorim. Ciente disso, o histórico clube inglês está a tentar dar ao treinador português todas as ferramentas necessárias para que este consiga levar o emblema de volta ao topo do futebol inglês.

Depois de três contratações cirúrgicas neste mercado de transferências (entradas de Matheus Cunha, Bryan Mbeumo e de Diego León), o Manchester United de Ruben Amorim terá agora em mãos uma ferramenta revolucionária no mundo do futebol. O software chama-se Apex 2.0 e tem como principal objetivo analisar níveis de esforço dos jogadores, bem como prevenir potenciais lesões.

"Permite tomar decisões em tempo real com base nos dados que tens em mãos; não tens que esperar até ao final do treino para ver", explicou ao 'The Telegraph' Paul McKerman, diretor da STATSports, empresa responsável pela ferramenta contra 'molengões', acrescentando: "Através desta ferramenta é possível ver os níveis de stress dos jogadores em tempo real. As lesões podem ocorrer, mas podemos ter uma noção clara de quando um jogador está a chegar a esse ponto. Tomar este tipo de decisões em tempo real é muito mais fácil quando os dados são precisos; melhor do que analisar os dados depois de um jogador ter tido uma lesão muscular e pensar que podia ter sido feito algo de diferente."

Já Ruben Amorim, o principal beneficiário da introdução desta nova ferramenta nos treinos do Manchester United, já sublinhou a importância que o software terá junto dos jogadores. "Se não treinarem bem, terei vídeos para lhes mostrar. Estou sempre a observar os jogadores. Quero estar numa posição em que não tenha de fazer nada, porque eles vão pressionar-se uns aos outros para serem melhores", disse o técnico, citado pela mesma fonte.

Recorde-se que a última temporada foi a pior da história do Manchester United, clube que terminou o campeonato inglês na 16.ª posição da tabela classificativa. Apesar do recorde negativo sem precedentes, Ruben Amorim, técnico que teve a pior época de estreia ao serviço dos Red Devils, manteve a confiança da administração do clube e do seu principal investidor, Jim Ratcliffe.

Por Sérgio Magalhães
2
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Man. United
Notícias
Notícias Mais Vistas