Internacional português tem sido o lateral-esquerdo titular do Manchester United
Diogo Dalot falou sobre os desafios de jogar a lateral e a polivalência que tem demonstrado ao longo das últimas épocas, sendo atualmente o titular do lado esquerdo da defesa dos red devils, isto apesar de ter feito a maior parte da carreira no flanco oposto. Numa entrevista à MUTV, canal oficial do Manchester United, o internacional português relembra que chegou a desempenhar esse papel no FC Porto.
"Na verdade, não demorei assim tanto a adaptar-me. Na equipa principal do FC Porto, por exemplo, eu só joguei na esquerda, e foi um desafio até porque estava a começar a minha carreira ao mais alto nível. Quando cheguei a Manchester aconteceu mais algumas vezes, e depois mais regularmente ainda quando estive em Milão. E depois, claro, esta época e a anterior foram aquelas em que provavelmente joguei mais vezes nessa posição. Tem acontecido tudo de forma bastante natural e tem sido uma progressão positiva e na mesma medida, tanto à direita como à esquerda", disse o lateral de 24 anos, acrescentando:
"Nos últimos anos, tenho vindo a adaptar-me a jogar à esquerda, e hoje em dia é-me muito mais confortável. Claro que tem algumas diferenças, sobretudo na perceção do campo, a posição do corpo e os movimentos a fazer são o oposto daquilo a que estamos habituados. Tenho trabalhado muito nisso e também melhorei muito o meu pé esquerdo, o que ajuda bastante."
A verdade é que Diogo Dalot até tem pisado terrenos mais adiantados. "Desde que o Ten Hag chegou que tenho jogado também pelo meio, e tem sido bom para mim experimentar coisas novas e jogar em posições diferentes. Acho que tenho essa capacidade e, claro, ainda tenho margem para poder melhorar", afirmou.
Quanto às especificidades de jogar a lateral, o internacional luso decidiu dar uma aula detalhada sobre os segredos da posição. "Temos de estar preparados para as duas fases de jogo: atacar e defender. No Manchester United, queremos dominar os jogos e os adversários, queremos estar sempre em posição de vantagem. A defender temos de ser muito agressivos e proativos, e a atacar temos de ajudar os extremos, dar soluções por fora e por dentro. Temos de ser muito versáteis para jogar. É muito uma questão de timing. Tenho tentado trabalhar o jogo de pés e estar sempre com o corpo bem posicionado para defender bem quer seja por dentro ou por fora, porque às vezes conseguimos prever o que o adversário vai fazer mas não estamos dentro da cabeça dele. O que podemos fazer é tentar arrastá-lo para zonas que nos são mais benéficas."
Confira quem será o campeão e em que lugar ficam os treinadores portugueses
Treinador português conseguiu, ao fim de quase um ano, vencer dois jogos seguidos no comando do Manchester United, batendo Liverpool em Anfield
Red devils derrotaram o campeão em título na 8.ª jornada da Premier League
Bruno Fernandes assistiu para o golo que deu aos red devils a segunda vitória seguida na Premier League; campeão perde há três rondas
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua