Interesse no português vem desde a época passada mas na altura levantaram-se questões em torno da sua tática preferida, com três centrais
Enquanto na última segunda-feira Erik ten Hag embarcava num voo privado para a Holanda, depois de ter sido despedido pelo Manchester United, do mesmo aeroporto o diretor executivo dos red devils, Omar Berrada, embarcava para Lisboa com o intuito de garantir a contratação de Rúben Amorim.
Segundo a imprensa inglesa, que revela alguns detalhes do que sucedeu durante esta (muito agitada) semana, o Manchester United moveu-se "rápida e silenciosamente" na tarefa de garantir Amorim, bem longe do caos que aconteceu em junho, quando o clube inglês entrevistou uma série de treinadores.
Relacionadas
Berrada sabia que Rúben Amorim estava interessado em mudar-se para o Manchester United, por isso não perdeu tempo e avisou o Sporting que a cláusula de rescisão do treinador seria paga. Varandas exigiu que o treinador desse 'um mês casa', mas o diferendo acabou por se resolver com o pagamento de mais 1 milhão de euros por parte dos ingleses, e a certeza de que Amorim fica livre a partir do dia 11.
Há três semanas que as cúpulas do Man. United discutiam a possibilidade de despedir Ten Hag. O 'Daily Mail' diz que intermediários do clube contactaram pessoas próximas de Xavi Hernández, mas que o ex-treinador do Barcelona não se mostrou entusiasmado com a possibilidade de 'pegar' numa equipa nesta fase da época.
Fontes do Manchester United insistem, porém, que Amorim foi sempre o candidato preferido, particularmente de Berrada, que aprecia as qualidades do treinador português desde que exercia funções semelhantes do Manchester City. E sabendo que Amorim estava entre os candidatos a render Guardiola nos citizens no final da época - caso o catalão decida deixar o Ethiad - Berrada não quis perder tempo, avançado já, a todo o gás, pelo técnico do Sporting.
O portal 'The Athletic' revela mesmo que por alturas da final da Taça de Inglaterra da época passada, prova que o Manchester United ganhou, houve interesse em Amorim. Mas em Old Trafford houve quem se mostrasse preocupado com o esquema de três centrais, o preferido do técnico e que tem utilizado no Sporting. O problema era saber como a equipa dos red devils reagiria a esse esquema e como a tática poderia funcionar na Premier League. Esta questão terá também levado o Liverpool a optar por Arne Slot em vez de Amorim quando teve de encontrar um substituto para Jürgen Klopp, segundo escreve a mesma publicação.
Outra das reticências foi a questão da cláusula, considerada demasiado elevada para uma aposta tão arricada, num treinador que não se sabia se teria em Inglaterra o mesmo sucesso que em Portugal. No entanto, o português nunca chegou a sair completamente do radar do United.
Até que quatro meses depois, as pessoas que tinham considerado que Ten Hag merecia uma nova oportunidade entenderam que tinha chegado o momento da mudança. Numa reunião na sede da INEOS, a 8 de outubro, foi traçado um plano de contingência para o caso de a equipa continuar a falhar sob o comando do holandês e Amorim foi colocado no topo da lista.
Os resultados no United continuavam a não aparecer, ao passo que o Sporting ganhou todos os jogos da Liga, além de estar a protagonizar bons desempenhos na Champions. Assim, a solução foi avançar para o despedimento de Ten Hag e iniciar com negociações apenas com Amorim.
Houve outros aspetos a favor do treinador português, acrescenta o 'The Athletic', decorrentes de uma investigação anterior. O estilo de Amorim e a forma como se relaciona com os jogadores entusiasmou os diretores do clube inglês, que agora acreditam que o seu esquema de três centrais não será um problema.
Guarda-redes, que esteve na humilhante eliminação na Taça da Liga frente a equipa da 4.ª divisão, ruma ao Trabzonspor
Patrick Dorgu lamentou as saídas dos compatriotas Eriksen mas principalmente Hojlund
Antigo defesa do Liverpool partilha opinião algo caricata
Clarke Oduor foi inscrito um minuto para lá da hora
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia