A propósito do 'Black History Month', que se celebra em outubro na Europa
O West Ham juntou-se às comemorações a propósito do 'Black History Month' (Mês da História Negra, em inglês) e publicou, esta quarta-feira, uma fotografia do português Nuno Espírito Santo. Na legenda da publicação, que em apenas três horas conta com mais de 800 mil visualizações, lê-se o seguinte: "Nuno Espírito Santo, o primeiro treinador negro do West Ham". Foi, sem qualquer tipo de surpresa, que a Internet reagiu em massa à publicação do clube da Premier League.
"Deve um clube dedicar-se realmente a manter estatísticas sobre a cor de pele que os funcionários do clube têm ou tiveram?", questiona um utilizador da rede 'X', plataforma onde foi publicada a referida publicação. "Para ser sincero, nem sequer pensei na cor da pele dele, só pensei que era um excelente treinador para contratarmos e que ele teve um início fantástico, tanto na sua atitude para connosco, os adeptos, como no jogo contra o Everton. Não vamos fazer da cor da pele dele um problema, vamos apenas vê-lo como o nosso treinador", atirou outro das centenas de utilizadores que já comentaram o 'post'. Mas há quem vá mais longe: "Reduzir um grande treinador como o Nuno apenas à cor da sua pele é extremamente desrespeitoso. O seu trabalho, as suas conquistas e a sua experiência devem ser o foco, não a sua raça! Que post ridículo!", lê-se num outro comentário. "É por isso que o racismo ainda existe neste mundo, porque as pessoas ainda se referem à cor da pele das pessoas. Literalmente, nem pensei sobre isto até ao momento em que vocês decidiram fazer esta publicação. Façam melhor", exige um outro usuário no 'X'.
Nuno Espírito Santo, de 51 anos, nasceu a 25 de janeiro de 1974 em São Tomé e Príncipe. Apesar de ter sido convocado para o Campeonato da Europa de 2008, como substituto do lesionado Quim, o antigo guarda-redes que representou Portugal nas seleções jovens, não chegou a ser internacional 'AA'.
Médio brasileiro lembra tranferência frustrada em 2023
Jogador do West Ham revela, na sua autobiografia, que ponderou terminar a carreira
Hammers ainda começaram a perder, mas fizeram a reviravolta na segunda parte
O português orienta o West Ham
Record esteve na edição de Lisboa e conta-lhe tudo sobre esta forma de atuar no mercado de transferências
Seleção Nacional goleia Arménia e está no Mundial'2026
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Ex-internacional italiano obrigado a retirar-se aos 31 anos devido a problemas físicos