A Lazio venceu este domingo na receção ao Bolonha, por 3-0, na 13.ª jornada da Liga italiana, e juntou-se ao trio formado por Atalanta, Inter e Fiorentina, que segue a um ponto do líder Nápoles.
Os números da vitória não refletem as dificuldades da Lazio para ultrapassar a resistência do Bolonha, o que só conseguiu no último terço da partida, com golos do central francês Samuel Gigot, do avançado Mattia Zaccagni e do médio nigeriano Fisayo Dele-Bashiru, aos 68, 72 e 90+2 minutos.
De notar que o Bolonha ficou reduzido a 10 jogadores a partir do minuto 35, quando o médio Tommaso Pobega viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, o que acentuou a postura defensiva adotada a partir desse momento.
Com este triunfo, a Lazio, que não pôde contar com o internacional português Nuno Tavares, por lesão, juntou-se ao trio perseguidor do líder, composto por Atalanta, Inter e Fiorentina.
O Nápoles lidera com 29 pontos, seguido de Atalanta, Inter, Fiorentina e Lazio, todos com 28 pontos, com a Juventus a ocupar a sexta posição, com 25.
A equipa napolitana vencera, horas antes, na receção à Roma, graças a um golo do avançado belga Romelu Lukaku, aos 54 minutos, recuperando a liderança da Serie A, enquanto a Fiorentina foi vencer a casa do Como, por 2-0, com golos do médio gaulês Yacine Adli, e do avançado Moise Kean, aos 19 e 68 minutos, respetivamente
O Génova deixou escapar a vitória aos 88 minutos, quando vencia por 2-1, e Roberto Piccoli bateu o penálti que faria o 2-2 e que permitiu ao Cagliari somar um ponto importante na luta pela manutenção.
O treinador do Génova, o antigo internacional francês Patrick Vieira, ainda recorreu ao avançado português Vitinha, lançando-o em campo aos 89 minutos, mas já não havia tempo para chegar à vitória.
Finalmente, o Torino empatou a um golo na receção ao Monza, cujo onze apresentou dois portugueses, o ala Pedro Pereira, que jogou os 90 minutos, e o avançado Dany Mota, que seria substituído aos 87, por Gianluca Caprari.
Por LusaTreinador romeno alvo de análise após arranque positivo
Antigo internacional critica falta de "vontade" dos jogadores
Segundo a imprensa italiana, Marco Ottolini (Cagliari) é o favorito mas o dirigente do Sporting impressionou a Vecchia Signora
Italianos querem internacional português já em janeiro
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional