Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Mike Clegg considera o português um "instrumento de precisão"
Mick Clegg foi preparador físico do Manchester United e não tem dúvidas: "Ronaldo foi o melhor atleta que me passou pela frente."
Considerado um dos melhores na sua área, Clegg é ainda hoje procurado por atletas de várias modalidades, mas nunca esquecerá o português, agora jogador da Juventus. "Ele era totalmente dedicado, apaixonado pelo jogo e queria aprender sempre mais", conta, em declarações à 'Gazzeta dello Sport'.
"Eu pessoalmente creio que há uma expressão que define bem o Cristiano: é um instrumento de precisão. O Cristiano faz tudo com um objetivo bem definido", acrescentou.
Mas Clegg já tinha falado antes sobre o prodígio português e em declarações à imprensa inglesa, há cinco anos, lembrara pormenores que fazem com que Ronaldo seja diferente de todos os outros. "Ele levava o treino a outro nível porque queria ser o melhor do Mundo. Todo o seu tempo livre era preenchido com futebol. Tinha até o seu próprio cozinheiro, para poder comer sempre bem. Lembro-me que fez questão de comprar uma casa com piscina, para poder treinar."
O preparador físico recorda que, ao contrário de outros, Ronaldo sabe treinar. "Alguns jogadores exageram. Vi casos de jogadores que treinavam sozinhos mas que não tinham resultados porque não tinham conhecimentos. O Ronaldo era mais inteligente que isso. Ele treinava duro, mas ouvia os especialistas que estavam à sua volta, os treinadores e até outros jogadores."
Clegg conta que Cristiano Ronaldo chegava sempre mais cedo aos treinos. "Ficava comigo no ginásio a fazer trabalho abdominal." Quando os outros iam para casa, Ronaldo regressava ao ginásio. "Voltava para fazermos trabalho de pernas. Depois ia para casa, comia a comida certa, dormia (tenho a certeza que sonhava com futebol) e regressava no dia seguinte. Ele fez isso por cinco ou seis anos; foi isso que o tornou no jogador que é."
E prossegue: "Há quem diga que para se ser bom em alguma coisa, seja a pintar ou a tocar guitarra, é preciso 10 mil horas de dedicação. O Cristiano fez isso e muito mais. Muitos dos outros jogadores do Manchester United também eram excelentes atletas, mas não faziam tanto como o Ronaldo. E além de bom atleta era também uma excelente pessoa."
Ex-presidente da federação italiana revelou estes dados através de um estudo
Gabriele Gravina realça os principais problemas que precisam de ser resolvidos
Avançado português terá sido alegadamente oferecido ao Barcelona
Avançam em Itália
Antigo selecionador da Roménia morreu esta terça-feira, aos 80 anos
Portugal continua bem posicionado no 6.º lugar
Jogador foi internado após jogo da Colômbia há nove dias e ainda não recuperou em pleno
Treinador luso tem feito um bom trabalho ao leme do Universitatea Craiova