Caso ocorreu no Inter Milão-Nápoles deste domingo
Francesco Acerbi foi esta segunda-feira afastado da seleção italiana. O jogador ainda chegou a apresentar-se hoje no estágio da equipa, mas, em comunicado, a federação comunicou que decidiu afastar o central, que terá, alegadamente, dirigido insultos racistas a Juan Jesus durante o Inter Milão-Nápoles (1-1) deste domingo.
"O jogador Francesco Acerbi, que chegou nesta manhã ao estágio da seleção em Roma, explicou ao técnico Luciano Spalletti e aos seus companheiros a sua versão da suposta expressão racista relatada pelo jogador Juan Jesus durante o Inter Milão-Nápoles", pode ler-se na nota publicada pela federação italiana. O mesmo órgão referiu que a exclusão do defesa central foi necessária para "garantir a serenidade da seleção e do próprio jogador" e que este regressa ainda hoje ao Inter, o seu clube. Deste modo, para completar o leque de convocados, foi chamado para o seu lugar Gianluca Mancini, defesa da Roma.
Relacionadas
O afastamento surge na sequência de alegados insultos racistas a Juan Jesus no jogo de cartaz deste fim de semana da Serie A. O central do Nápoles dirigiu-se no decorrer do jogo ao árbitro para explicar as palavras que Acerbi lhe proferiu. A imprensa italiana revela que, através da leitura labial, o jogador revelou: "Ele chamou-me preto. Isso não é correto". No final do encontro, Jesus abordou à ‘DAZN Italia’ a situação. "O Acerbi, que é um bom rapaz, disse algumas coisas não muito bonitas. Ele foi um pouco além, mas pediu-me desculpa porque percebeu que tinha exagerado", afirmou.
No decorrer desta manhã, os dois emblemas envolvidos reagiram ao acontecimento nas redes sociais. O primeiro foi o Nápoles, que publicou um vídeo com a legenda: "De Nápoles para o mundo, gritem bem alto: não ao racismo". Pouco depois, foi a vez dos nerazzurri. "O Inter Milão toma nota do comunicado de imprensa publicado pela federação italiana em relação aos acontecimentos que envolveram Francesco Acerbi durante o jogo da noite passada contra o Nápoles, e do facto de a federação e Acerbi terem acordado a não participação do jogador nos próximos dois particulares da seleção nacional. O Inter Milão reserva-se ao direito de consultar primeiro o próprio [Acerbi] a fim de esclarecer o que aconteceu ontem", pode ler-se no comunicado do clube.
Recorde-se que a seleção italiana vai deslocar-se esta semana aos Estados Unidos para disputar os jogos particulares contra Venezuela (dia 21) e Equador (dia 24).
Jovem craque brasileiro elaborou lista de critérios para novo clube
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Italianos permanecem em zona de playoff (17.º); checos seguem sem vencer na prova milionária
Bellingham marcou o único golo do encontro, que ajudou merengues a manter registo imaculado na prova milionária
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções