Insólito: Sub-21 de Itália treinaram com... palas nos olhos

Método caricato implementado pelo selecionador Silvio Baldini

Cher Ndour, ex-Benfica e Sp. Braga
Guarda-redes Tommaso Martinelli teve trabalho redobrado
Brando Moruzzi
Matteo Dagasso
Cher Ndour, ex-Benfica e Sp. Braga
Guarda-redes Tommaso Martinelli teve trabalho redobrado
Brando Moruzzi
Matteo Dagasso
Cher Ndour, ex-Benfica e Sp. Braga
Guarda-redes Tommaso Martinelli teve trabalho redobrado
Brando Moruzzi
Matteo Dagasso

Reunidos desde segunda-feira para preparar os jogos diante de Suécia e Arménia, os jovens jogadores dos Sub-21 italianos foram surpreendidos no primeiro treino desta dupla jornada por um método peculiar por parte do selecionador Silvio Baldini. Num dos momentos do apronto, o selecionador passou aos seus pupilos palas para estes colocarem nos olhos, provocando uma cena não só caricata para as imagens (que pode ver acima) mas também para os próprios jogadores.

O método, que já tinha sido utilizado pelo mesmo técnico no Pescara, Catania e Carrarese, visa potenciar a concentração, coordenação e reduzir a perceção de fadiga, segundo explica a 'Gazzetta dello Sport'. De acordo com o mesmo jornal, o trabalho com o recurso a este acessório foi feito em três partes: primeiro com o olho 'dominante' tapado (normalmente o mesmo do pé mais forte), depois com o outro olho tapado e, para finalizar, sem a pala.

No ano passado, à imprensa italiana, Baldini atribuiu esta ideia a algo que viu... no boxe. "Quando estava a treinar o Catania, fui ter com um boxeur em Syracuse. Ele usava palas nos olhos. Isso deixou-me intrigado e fiz alguma pesquisa. E a partir daí comecei a usar esse método".

Não são conhecidas opiniões dos jogadores dos Sub-21 italianos sobre este método, mas no ano passado o médio Antonino De Marco, orientado por Baldini no Pescara, falou do trabalho com o técnico de forma elogiosa. "Com a forma de treinar, ele entra nas nossas mentes. Ouvimos o que ele diz e seguimos as suas instruções. Com este treinador, trabalhamos de forma muito intensa e usamos métodos inovadores, como em piscinas e outros métodos novos. Por exemplo, todos treinamos com os olhos vendados. Não é fácil, mas o treinador diz-nos que irá ajudar-nos visualmente, porque acabas por estar mais focado no controlo e melhoras tecnicamente".

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Itália Notícias
Notícias Mais Vistas