Paulo Fonseca: «A Roma vai ter bola a maior parte do tempo»

Antevê a estreia na Serie A e explica como irá impor o seu estilo de futebol

• Foto: EPA

Paulo Fonseca estreia-se este domingo na Serie A, num confronto com o Génova. Na primeira entrevista para Portugal desde que está na Roma, o treinador garantiu a Record que vai manter o estilo de futebol que o tem acompanhado na sua carreira e que tantos elogios recebeu no futebol europeu. No entanto, o técnico admitiu que terá de fazer alguns ajustes à realidade do país. "Eu quero continuar a ter uma equipa ofensiva, que joga no meio-campo adversário e com a linha defensiva longe da sua baliza. Estamos a preparar-nos para que isso seja uma realidade, mas a Serie A é um campeonato exigente, especialmente a nível tático. Teremos de ser uma equipa segura do ponto de vista defensivo, mas eu digo sempre que a melhor forma de defender é com bola. Acredito que a Roma vai ter bola a maior parte do tempo e, por isso, defender melhor. A equipa que venceu a Serie A nos últimos anos foi sempre a que sofreu menos golos", atirou Paulo Fonseca, em exclusivo ao nosso jornal.

A concorrência promete ser muita: Juventus, Nápoles, Milan e Inter. "Todos esses clubes fizeram investimentos fortíssimos e têm grandes treinadores e jogadores. Para mim, o fundamental é construir uma equipa que não olhe ao nome dos adversários para tentar desenvolver o seu jogo. O objetivo da Roma é regressar a um lugar de acesso à Liga dos Campeões e se jogarmos bem e formos uma equipa forte a todos os níveis, os objetivos estarão mais próximos", acrescentou o técnico português, de 46 anos.

Resposta positiva

Paulo Fonseca foi anunciado oficialmente na Roma a 10 de junho e, desde então, os dias têm sido de muito trabalho. E, com o passar do tempo, veio também o otimismo e a confiança. "O que os jogadores me têm transmitido é que não vai ser fácil defrontar a Roma e que vamos ser uma equipa audaz e corajosa. Noto um grande envolvimento e compromisso de todo o plantel . Depois, os resultados surgirão naturalmente. Nestes dois ou três anos vamos conquistar algo, é uma convicção que tenho e cada vez mais acredito nisso. Vamos estar preparados para a primeira jornada, um encontro difícil com o Génova", reforçou Paulo Fonseca a Record.

"Exigência tática é um desafio que me motiva"

A chegada a Itália e à Roma é um passo desejado e assumido por Paulo Fonseca. Na opinião do treinador, o campeonato e o clube chegam na altura certa da carreira. "Eu sempre tive esta ambição e convicção de que, mais tarde ou mais cedo, chegaria a um dos melhores campeonatos da Europa. E a Serie A é um deles, por isso estou muito satisfeito por ter aceitado o desafio. Fui muito bem recebido no clube e há muito apoio ao nosso trabalho. Um treinador vive de resultados, mas quero ficar muito tempo na Roma para confirmar o meu propósito de cimentar a minha carreira num dos melhores campeonatos do Mundo. A Serie A é de uma exigência tática enorme e um desafio que me motiva imenso. Tenho uma enorme convicção de que vou conseguir construir uma equipa corajosa, ambiciosa e que orgulhe os nossos adeptos", defendeu o técnico.

"Lutar até ao último minuto"

O primeiro jogo oficial de Paulo Fonseca na Roma é no mítico Estádio Olímpico. No entanto, o português já sentiu o ambiente deste palco, num jogo particular com o Real Madrid – vitória dos italianos por 5-4 nos penáltis. "O ambiente no estádio é fantástico. E o meu objetivo é que a equipa conquiste a confiança destes adeptos e isso só é possível com trabalho e entrega. Não vamos ganhar os jogos todos, mas temos de fazer sentir os nossos adeptos que vamos lutar por todos os jogos até ao último minuto. As pessoas que vão estar a apoiar-nos têm de estar orgulhosas de nós, independentemente dos resultados. Todos juntos vamos ser mais fortes", reforçou o português. E depois da estreia com o Génova na Serie A, segue-se um novo jogo para a Roma no Estádio Olímpico, mas como visitante. É que terá na 2ª ronda logo um dérbi com a Lazio.

Por David Novo
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Itália

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0