Revelados novos dados sobre o exame de italiano que o uruguaio realizou para a obtenção do passaporte
O 'Corriere della Sera' revelou esta quinta-feira mais pormenores sobre a alegada conspiração que foi criada ao mais alto nível em Itália para que o uruguaio Luis Suárez tivesse passaporte italiano e consequentemente assinasse pela Juventus. O jogador - então no Barcelona - terá sido sujeito a um exame de italiano, mas já conhecia previamente as perguntas, de acordo com o processo.
Segundo as informações reveladas pelo jornal, as escutas levadas a cabo pelas autoridades revelaram como tudo começou. "A Juventus pede-me notícias sobre esta petição de cidadania, podes ajudar-me? Aconselhas-me a pô-los em contacto com alguém da tua equipa para acelerar?" Esta terá sido a mensagem que Paola De Micheli, ministra dos transportes, enviou ao chefe de pessoal do Ministério do Interior, Bruno Frattasi, no último dia 3 de setembro.
Relacionadas
A resposta de Frattasi foi pronta. "Não, eu encarrego-me".
Os contactos prosseguiram e tanto a ministra como Bruno Frattasi receberam chamadas de Fabio Paratici, diretor desportivo da Juventus. "Ele disse-me que estavam a contratar o Suárez e que o negócio estava quase fechado", reconheceu De Micheli.
O jornal teve também acesso às respostas que o dirigente dos bianconeri deu no inquérito. "Chegámos a um acordo por 7,5 milhões de euros limpos por época, com outros 1,5 milhões em variáveis que podiam ser facilmente alcançáveis. Ao todo seriam uns 10 milhões."
A 30 de agosto as negociações estavam fechadas e Paratici estava convencido que Suárez tinha passaporte italiano - "todos os sites especializados diziam que sim" -, pois no plantel da equipa de Turim já não havia mais espaço para extracomunitários.
Pelo sim pelo não, o diretor desportivo da Juventus inquiriu o empresário do jogador sobre a questão do passaporte e a resposta negativa acabou por desencadear todo este processo.
Recorde-se que Luis Suárez acabou por assinar pelo Atlético Madrid depois de deixar o Barcelona.
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Guia essencial para compreender o trajeto do melhor marcador da história do futebol
A escolha do Benfica para a posição de extremo acabou por recair sobre Dodi Lukebakio, ex-Sevilha. Argentino rumou ao At. Madrid
Francisco Conceição e João Mário titulares na Vecchia Signora; Vitinha foi opção no Génova a partir dos 77'
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS