Oficial: Pirlo deixa Juventus

Treinador de Cristiano Ronaldo deixa clube ao fim de uma temporada

Andrea Pirlo deixou o comando técnico da Juventus, no fim da primeira época como treinador de futebol, em que falhou a conquista do título em Itália, após nove 'scudettos' consecutivos da 'Juve', anunciou esta sexta-feira o clube de Turim. "Obrigado, Andrea. Estas são as primeiras palavras que devemos dizer no final desta experiência especial que vivemos em conjunto", refere o clube no qual alinha o avançado internacional português Cristiano Ronaldo, em nota publicada no seu site oficial.

A Juventus sublinhou a "coragem" de Andrea Pirlo, antigo internacional italiano e "um símbolo do futebol", em assumir o comando da equipa, num contexto de pandemia de covid-19, em que foi "necessário, inventar regras dia após dia".

Num ciclo em que detinha a hegemonia do futebol italiano, o desempenho da equipa no campeonato foi dececionante, com a 'Juve' a terminar em quarto lugar, posição que apenas garantiu na última jornada e porque o Nápoles empatou.

Foi preciso esperar pela última jornada para que a equipa assegurasse a vaga de acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, ao vencer fora o Bolonha (4-1), num jogo em que Pirlo deixou no banco de suplentes Cristiano Ronaldo, melhor marcador da Série A, ultrapassando os napolitanos.

Na época 2020/21, também a Liga dos Campeões foi um fracasso, com a eliminação logo nos oitavos de final, diante do FC Porto.

No Estádio do Dragão, a equipa perdeu por 2-1, e, em Turim, empatou a eliminatória no tempo regulamentar, mas acabou eliminada após prolongamento, mesmo vencendo por 3-2, com o FC Porto a garantir o apuramento face aos golos marcados fora.

O desempenho de Pirlo e da Juventus saldou-se pela conquista da Taça de Itália, em que venceu a Atalanta na final, por 2-1, e a Supertaça italiana, ao bater o Nápoles, por 2-0.

"E como no futebol o que conta são as vitórias que ficam no quadro, vamos lembrar: em poucos meses a sua 'Juve' levantou dois troféus e trouxe vitórias brilhantes nos mais prestigiados relvados, de San Siro a Camp Nou", assinalou o clube, em alusão às meias-finais da Taça, com o Inter (2-1), e à vitória em casa do Barcelona (3-0), na fase de grupos da Champions, embora também tenha perdido com o Barça, em casa.

 

Leia o comunicado da Juventus na íntegra:

"Boa sorte Senhor Pirlo

Obrigado Andrea.

Estas são as primeiras palavras que todos nós devemos pronunciar no final desta especial experiência vivida em conjunto.

Há alguns meses, Andrea Pirlo, um ícone do futebol mundial, começou uma nova aventura no banco da Juventus, a primeira como treinador.

Para isso, antes de mais nada, é preciso coragem, mas também consciência dos próprios meios, especialmente em um período marcado por mil dificuldades, com o mundo forçado pela pandemia a reinventar dia após dia as suas próprias regras.

Andrea também o fez: iniciou (e disso temos certeza: será uma carreira brilhante como técnico) uma jornada de transformação, procurando, e muitas vezes conseguindo, trazer para campo as suas ideias e a sua experiência como campeão em campo. "Outro lado" da barricada.

E como no futebol o que conta são as vitórias que se inscrevem no quadro de avisos, não esqueçamos: em poucos meses a sua Juve arrecadou dois troféus e trouxe para casa vitórias brilhantes nos campos mais prestigiados, de San Siro a Camp Nou.

Por tudo isso, pela coragem, pela dedicação, pela paixão com que enfrentou todos os dias, pelos sucessos obtidos, o nosso agradecimento vem realmente de coração.

Bem como a nossa boa sorte para um futuro que com certeza será lindo."

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Juventus
Notícias
Notícias Mais Vistas