Jogadores, equipa técnica e presidente do clube deslocaram-se ao Vaticano para serem agraciados pelo Sumo Pontífice
Uma comitiva de cerca de 60 pessoas do Nápoles, composta por jogadores, equipa técnica e o presidente Aurelio De Laurentiis, foi recebida esta terça-feira na Basílica de S. Pedro, no Vaticano, pelo Papa Leão XIV. Numa cerimónia solene, mas de boa disposição, Robert Prevost prestou uma sentida homenagem ao novo campeão da Serie A, coroado sexta-feira. Sendo já conhecido o seu gosto pelo desporto, o Sumo Pontífice deixou rasgados elogios aos comandados de Antonio Conte e falou sobre o valor social do futebol.
"Ganhar um campeonato é um objetivo que é atingido no fim de uma longa maratona, na qual não importa apenas um grande momento isolado ou uma performance extraordinária. Um campeonato é ganho por uma verdadeira equipa, e quando digo equipa, quero dizer jogadores, treinador e clube. É um gosto receber-vos e sabemos o quão popular é o futebol em Itália e no mundo e, por isso, também deste ponto de vista, parece-me que o valor social de um feito como este, que não é meramente técnico-desportivo, é o exemplo de uma equipa, que trabalha em conjunto, em que o talento individual é colocado ao serviço do todo. Sobre o aspeto educativo do futebol, infelizmente, quando o desporto se torna num negócio, corre o risco de perder os valores pedagógicos. Precisamos de estar vigilantes em relação a isto, especialmente quando lidamos com adolescentes. Apelo aos pais e aos dirigentes desportivos: precisamos de prestar muita atenção à qualidade moral da experiência desportiva a nível competitivo, porque está em causa o crescimento dos jovens como seres humanos", declarou o Papa.
Leão XIV, que cumprimentou calorosamente todos os visitantes, tendo até recebido uma camisola do Nápoles com o seu nome nas costas, deixou ainda suspense em relação ao clube por que torce: "A imprensa diz que eu sou adepto da Roma, mas nem sempre dizem a verdade."
Sobre o aspeto educativo do futebol, infelizmente, quando o desporto se torna num negócio, corre o risco de perder os valores pedagógicos. Precisamos de estar vigilantes em relação a isto, especialmente quando lidamos com adolescentes. Apelo aos pais e aos dirigentes desportivos: precisamos de prestar muita atenção à qualidade moral da experiência desportiva a nível competitivo, porque está em causa o crescimento dos jovens como seres humanos.
Papa
Lille e Nápoles arranjaram maneira de inflacionar o valor do avançado nigeriano, à data transferido por 70 milhões de euros
Treinador do Nápoles analisa triunfo frente ao Sporting
Especialista Marco Ferreira analisa arbitragem de Danny Makkelie
Leões estavam por cima e a ameaçar a reviravolta quando Höjlund bisou aproveitando erro do guarda-redes; Hjulmand quase empatou à beira do fim
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos