'Corriere dello Sport' avança que treinador esteve perto de sair em setembro da Roma e que foi Tiago Pinto quem o segurou
Um dia depois da saída de José Mourinho ter sido oficializada pela Roma, o 'Corriere dello Sport' revela os bastidores do despedimento do treinador, que podia até ter acontecido mais cedo, não fosse Tiago Pinto ter intercedido pelo português, segundo relata o jornal.
Dan Friedkin, um dos donos do clube, chegou a Roma segunda-feira à noite acompanhado pelo filho, Ryan, determinado a resolver a questão. Conta aquela publicação que Mourinho recebeu uma mensagem ontem de manhã bem cedo: "Venha ao meu escritório". E o treinador foi.
Relacionadas
Lá inteirou-se que o seu percurso nos giallorossi tinha chegado ao fim e o 'Corriere dello Sport' afiança que Mourinho não recebeu a notícia de forma pacífica. Terão sido soltados palavrões em inglês, bem como trocadas acusações no que toca a responsabilidades. O presidente e dono do clube terá censurado o treinador sobre resultados e Mourinho lembrado as promessas que não foram cumpridas.
Pouco depois saía o primeiro comunicado do dia, dando conta do despedimento do português. O segundo, um pouco mais tarde, acalmou a fúria dos adeptos. O clube tinha contratado Daniele De Rossi, antiga glória do clube, para o lugar do 'Special One'.
Relação desgastada
O jornal explica que o destino de Mourinho não ficou traçado pela eliminação da Taça de Itália às mãos da Lazio, nem pelos recentes resultados no campeonato, que colocam a equipa num modesto 9.º lugar na Serie A. O fim da relação do treinador com os norte-americanos começou na final da Liga Europa, em Budapeste, que a Roma perdeu, e que ficou marcada pela reação intempestiva do português relativamente ao árbitro Anthony Taylor, bem como pelas queixas relativamente aos Friedkins.
Depois disso Mourinho queixou-se do mercado, das transferências que não chegavam, e as críticas públicas do treinador não foram bem recebidas pelos donos. Conta o também o 'Corriere dello Sport' que Dan Friedkin quis despedir o treinador antes, em setembro, depois da pesada derrota por 4-1 com o Génova, mas que Tiago Pinto, o diretor desportivo que está de saída do clube, conseguiu demovê-lo, alegando que não via no horizonte um substituto à altura.
O presidente acedeu, mas com uma condição: a equipa tinha de reagir imediatamente em campo. Seguiram-se duas vitórias consecutivas, frente ao Frosinone e ao Cagliari, e a pausa no campeonato, para as seleções. E assim Mourinho resistiu.
Mas foi sol de pouca dura porque a relação com os Friedkins estava há muito beliscada. Consta, segundo o mesmo jornal, que o presidente ria-se quando lia notícias sobre a renovação do treinador e Mourinho sabia que estava a prazo. O clube já teria entrado em contacto com colegas mais jovens, como Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen, e Thiago Motta, do Bolonha...
Jogador do Manchester United pode rumar a Itália
Ex-Benfica David Neres foi decisivo ao apontar o golo da vitória azzurra
Médio bósnio pretende seguir ligado ao futebol como agente
Direção do clube italiano também está a monitorizar Franculino Djú
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México