Extremo do Benfica sobreviveu quando tinha apenas dez meses
O Fenerbahçe, adversário do Benfica no playoff, lembrou as vítimas do 26.º aniversário do terramoto de Marmára, que hoje se assinala. O clube de Istambul sublinhou que foi um sismo que "feriu profundamente" a Turquia. "Homenageamos os nossos cidadãos que perderam suas vidas e oferecemos nossas condolências e orações às suas famílias e à nossa nação", pode ler-se no site do clube.
Kerem Aktürkoglu foi um dos sobreviventes. A 17 de agosto de 1999, o extremo do Benfica tinha apenas 10 meses e escapou com vida, como que por milagre. O seu corpo foi retirado dos escombros da casa onde viva com os pais.
Com epicentro perto de Izmit, a 150 quilómetros de Istambul, o terramoto, de 7,4 na escala de Richter, sacudiu violentamente as duas cidades, principalmente a primeira. Durou 45 segundos e provocou perto de 18 mil mortos, 48 mil feridos e 500 mil desalojados.
Nascido a 21 de outubro de 1998, em Gölcük, província de Kocaeli, o extremo que o Benfica contratou ao Galatasaray sobreviveu e não perdeu qualquer familiar. Mas essa tragédia marcou-o e o internacional turco tem sido solidário com vitímas destes fenómenos. Em fevereiro de 2023, fez questão de estar no terreno, prestando ajuda depois do sismo que provocou mais de 60 mil mortos na Turquia e na Síria.
Guarda-redes internacional croata está emprestado pelo Fenerbahçe até ao final da temporada
Sadettin Saran diz que forma como o estágio foi gerido teve efeitos negativos na equipa que ainda são "visíveis"
Expulsão de Davinson Sánchez, por travar Rafa, deixou anfitriões em inferioridade numérica desde os 34'
Internacional turco em destaque
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua