"Quer faça chuva ou faça sol"… Sejam quais forem as condições climáticas, não há forma de Ana Fernandes falhar um jogo do Belenenses no Restelo (também segue alguns fora de portas). Já faz parte da tradição, já faz parte de si, tal como já faz parte do hábito ir ao Restelo acompanhada pelo seu filho, de oito anos. Um pequeno adepto que a própria Ana Fernandes "converteu" em ferrenho seguidor do clube, após aquele que considera ter sido "um trabalho muito ingrato e muito difícil". É que, além de, no seu entender, "não ser natural" uma criança ser fã do Belenenses, Ana Fernandes teve ainda de "lutar" contra outro "opositor": o pai, fã do Benfica.
"Cada vez mais as crianças são do que ganha. Tive de incutir esta paixão ao meu filho. Assim que fez seis anos, comecei a levá-lo exaustivamente ao estádio. Cheguei até a levá-lo a jogos em que chovia torrencialmente!" A "pressão" feita acabaria por resultar e o pequeno Francisco tornou-se num adepto ferrenho dos azuis.
Mas de onde veio toda esta paixão pelo clube do Restelo? Tudo começou quando o pai de Ana se mudou para Lisboa. Fixado na zona da Ajuda, começou a ver os jogos do clube e a sentir "aquele" carinho pelos azuis. Tornou-se sócio. Fez os filhos sócios e passou uma mensagem que a própria Ana (sócia n.º 2614 clube, desde os seis anos) transmite ao seu filho. "Sempre me disse que não tínhamos de ser só do que ganha, que temos de ser de um clube que nos diga alguma coisa." Essa é, refira-se, uma mensagem que tenta sempre passar, para tentar continuar o processo de "conversão".
Ora, por falar em três grandes, Ana Fernandes tem uma visão muito particular sobre a sua influência no futebol nacional. "São o problema do nosso futebol. Se a nossa Liga não é interessante e competitiva é porque existem três clubes e toda a gente torce pelo mesmo. Isso está a prejudicar muito o futebol."
Já do seu Belenenses, destaca a "união, uma paixão muito única, alguma perseverança, pois nem sempre ganhamos, mas temos de continuar a apoiar, sonhar e lutar. Ser um bocado diferente do que hoje é o expectável", explica.
» A conta é feita muito por alto, mas Ana Fernandes diz ver cerca de 30 jogos do Belenenses por temporada.
João Monteiro, Portimonense SC
Márcio Teixeira, Moreirense FC
Joaquim Vareiro, Rio Ave FC
Ana Fernandes, CF Os Belenenses
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Triunfo indiscutível por 5-0
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Morgan Rogers (3'), Watkins (11') e Saka (20') fabricaram o triunfo inglês por 3-0