O mercado de transferências no próximo verão pode sofrer uma mudança radical. De acordo com o jornal britânico ‘The Times’, está iminente um acordo entre os cinco principais campeonatos da Europa para que a janela de verão encerre a 15 de agosto, antes do início das ligas em Inglaterra, Espanha, Alemanha, França e Itália.
Em 2018, a Premier League já ponderara esta hipótese, mas os clubes desistiram devido ao enorme impacto que teria no planeamento dos plantéis. Agora, a Premier tem a companhia de mais quatro ligas.
É uma medida em embrião e que obviamente carece de oficialização, mas que vai ao encontro das pretensões dos treinadores, que só podem ver os plantéis fechados já com o campeonato em andamento. De acordo com a mesma fonte, o tema já chegou à ECA (Associação de Clubes Europeus), que parece concordar com esta medida revolucionária.
No entanto, há o reverso da medalha que está relacionado com todos os outros campeonatos (entre os quais o português). A maior ameaça está na Arábia Saudita e nos quatro emblemas endinheirados do país (Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad e Al Ahli). Os sauditas apostaram forte no mercado nas últimas duas épocas e não parecem interessados nesta medida.
O mercado de transferências nos principais campeonatos europeus termina atualmente no início de setembro, quando as equipas já concluíram três ou quatro jornadas.
Por Rafael GodinhoCentral de 30 anos regressa ao futebol português e é contratado na condição de desempregado
Treinador português deixa os wolves na última posição da Premier League
Problemas burocráticos foram resolvidos e o internacional pela Guiné-Equatorial é reforço dos flavienses
Kerim Alajbegovic, de apenas 18 anos, veste a camisola do Salzburgo
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar