Mercado de verão pode sofrer mudança radical: 'Big Five' perto de um acordo

Janela de transferências pode passar a fechar a 15 de agosto nas 5 principais ligas, segundo o 'The Times'

ECA atenta à questão do mercado de transferências
ECA atenta à questão do mercado de transferências • Foto: Direitos reservados

O mercado de transferências no próximo verão pode sofrer uma mudança radical. De acordo com o jornal britânico ‘The Times’, está iminente um acordo entre os cinco principais campeonatos da Europa para que a janela de verão encerre a 15 de agosto, antes do início das ligas em Inglaterra, Espanha, Alemanha, França e Itália.

Em 2018, a Premier League já ponderara esta hipótese, mas os clubes desistiram devido ao enorme impacto que teria no planeamento dos plantéis. Agora, a Premier tem a companhia de mais quatro ligas.

É uma medida em embrião e que obviamente carece de oficialização, mas que vai ao encontro das pretensões dos treinadores, que só podem ver os plantéis fechados já com o campeonato em andamento. De acordo com a mesma fonte, o tema já chegou à ECA (Associação de Clubes Europeus), que parece concordar com esta medida revolucionária.

No entanto, há o reverso da medalha que está relacionado com todos os outros campeonatos (entre os quais o português). A maior ameaça está na Arábia Saudita e nos quatro emblemas endinheirados do país (Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad e Al Ahli). Os sauditas apostaram forte no mercado nas últimas duas épocas e não parecem interessados nesta medida.

O mercado de transferências nos principais campeonatos europeus termina atualmente no início de setembro, quando as equipas já concluíram três ou quatro jornadas.

Por Rafael Godinho
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Mercado
Notícias
Notícias Mais Vistas