Real Madrid e Barça continuam o duelo no top das contratações...
Cerca de 45 mil adeptos vibraram ontem no Santiago Bernabéu com a apresentação do colombiano James Rodríguez, cuja transferência, já anunciada de resto, entrou para a lista das cinco mais caras de sempre. No caso, o Real Madrid desembolsou nada mais nada menos do que 80 milhões de euros para adquirir o dianteiro do Monaco, que já representou o FC Porto.
Assim, depois do Barcelona ter conseguido a contratação do uruguaio Luis Suárez ao Liverpool por 81 milhões de euros, os merengues não quiseram ficar atrás e apostaram em adquirir aquele que foi uma das revelações do último Campeonato do Mundo. Real e Barcelona continuam o duelo pelas mais caras transferências do futebol mundial, pois os três mais caros de sempre também rumaram a Espanha: Cristiano Ronaldo (94 milhões), Bale (91 milhões) e Neymar (86,2 milhões).
Relacionadas
FC Porto não pára
Por cá, entre os três grandes é o FCPorto que continua em grande atividade no mercado. Ontem foi confirmada a contratação do extremo Brahimi por 6,5 milhões de euros, enquanto de Espanha saiu a notícia do interesse no guarda-redes do Osasuna Andrés Fernández. Já Ghilas e Bolat estão de saída, pois não entram nos planos do treinador Julen Lopetegui.
No Benfica, Enzo Peréz abriu a porta à continuidade no clube e Bebé continua à espera do entendimento entre águias e Manchester United. Finalmente, em Alvalade, foi dia de encaixe financeiro. O empréstimo de Wilson Eduardo ao Dínamo Zagreb rendeu 500 mil euros e a saída de Rinaudo para os italianos do Catania proporcionou 2,5 milhões de euros.
Mais agitados estiveram os clubes do segundo pelotão da 1.ª Liga. Rámon Cardozo e Gui foram confirmados no V. Guimarães; o brasileiro Rodrigo Dantas fez o primeiro treino ao serviço do Belenenses; o avançado Ebinho chegou à Madeira para reforçar o Marítimo. As outras novidades de ontem no mercado nacional tiveram como protagonistas o central Marcos Vinícius (V. Setúbal), o lateral-direito João Dias (Boavista) e, finalmente, o central Ricardo Ferreira (Paços de Ferreira).
OS RUMORES
Jardim tenta Sneijder
A saída de James Rodríguez para o Real Madrid deixou o Monaco, orientado pelo português Leonardo Jardim, com um “buraco” no seu esquema ofensivo. O craque colombiano era peça fundamental nos monegascos, mas, como não há insubstituíveis em nenhuma equipa, o Monaco já tem um nome em carteira para a vaga de James: Wesley Sneijder. E quem o garante é o jornal desportivo francês “L’Équipe”.
O internacional holandês não era a primeira escolha de Leonardo Jardim – o benfiquista Rodrigo (rumou ao Valencia) e o suíço Shaqiri (o Bayern não o deixa sair) estavam na primeira linha –, mas nesta altura parece ser a melhor alternativa. Aos 30 anos, Sneijder gostaria de dar um novo rumo na carreira e o Galatasaray está recetivo a negociar o jogador, por uma verba a rondar os 20 milhões de euros. Como James vai dar um encaixe de 80 milhões, o Monaco quer investir em mais um avançado móvel, e o alemão Lukas Podolski está referenciado.
Drogba. O avançado marfinense está de partida do Galatasaray e quer voltar à Premier League. O “Daily Star” diz que o Man. City juntou-se ao Chelsea na corrida pelo jogador.
Javi Garcia. Com a chegada de Mangala, oMan. City precisa de “despachar” um dos estrangeiros, e a escolha recaiu no médio espanhol ex-Benfica.
Daley Blind. O Barcelona tem o holandês na sua lista de potenciais reforços para a defesa, mas em Inglaterra dizem que oMan. United leva vantagem.
A OPINIÃO DO EDITOR
(Por Aurélio de Macedo)
À espera do Euromilhões
Em maio, o Paris SG foi multado em 60 milhões de euros por incumprimento das regras de fair play financeiro, mas nesse mesmo mês o campeão francês desembolsou 50 milhões na aquisição de David Luiz ao Chelsea e, certamente, não ficará por aqui. Por muito que apregoe, a UEFA não é capaz de esbater as diferenças, pois as regras contornam-se facilmente com patrocínios avultados. Como diria Jorge Jesus, este fair play financeiro é uma treta. Ainda ontem, o Real Madrid apresentou James, pelo qual Florentino Pérez pagou 80 milhões. Benfica, Sporting e FC Porto desesperam para que este consumismo cá chegue, olhando para o mercado da mesma forma que um pobre encara o Euromilhões: uma maneira de pagar dívidas e de concretizar sonhos... de títulos. As excentricidades ficam para os outros.
32 M€ de montante fixo e 2,5 M€ por objetivos
Ex-Benfica assina até 2029 e vai usar a camisola '79', tal como o irmão João Félix usa no Al Nassr
Leão não desiste do extremo do Deportivo e vai utilizar trabalho de verão, voltando a atacá-lo na reabertura do mercado. Há três meses para finalizar estratégia pelo tão desejado extremo
Central tem estado em destaque na Liga Revelação
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes