Maria Conceição, a primeira mulher portuguesa a subir ao cume do monte Evereste, conquistou agora o K2, no Paquistão, a segunda montanha mais alta do mundo, anunciou, este domingo, a própria.
A alpinista de 47 anos disse que, após várias semanas de mau tempo, o grupo aproveitou uma janela muito curta para subir até ao topo, o qual alcançou, este domingo, perto das 10h locais (6h em Lisboa), disse, num curto telefonema à agência Lusa.
O K2, com 8.614 metros, é a segunda montanha mais alta do mundo, depois do Evereste (8.848 metros) e uma das mais difíceis e arriscadas. João Garcia foi o primeiro alpinista português a conquistar o K2, em 2007.
Conceição chegou ao Paquistão em meados de junho, mas o progresso da expedição foi dificultado pelo frio e neve. Segundo atualizações que fez nas redes sociais, uma avalanche atingiu um dos acampamentos há cerca de 10 dias. No sábado tinha alcançado a base três, a cerca de 7.300 metros de altitude.
Maria da Conceição, que nasceu em Portugal mas está radicada nos Emirados Árabes Unidos desde 2003, tem vários recordes registados no Guinness World Records (GWR).
Em 2005, quando trabalhava como assistente de bordo numa companhia aérea, começou a ajudar crianças de origens pobres do Bangladesh. Os desafios físicos, como a subida ao Evereste em 2013, foram uma forma encontrada na altura para angariar fundos.
Alcançou o Polo Norte em 2011 e em 2018 chegou ao Polo Sul, feitos inéditos na altura para uma mulher portuguesa. Em 2014, a filantropa e agora atleta de resistência bateu vários recordes mundiais ao correr ultramaratonas consecutivas em sete continentes diferentes.
Por LusaPeríodo de espera iniciou-se no sábado e prolonga-se até 31 de março
João Fernandes foi a voz da ambição dos leões na competição europeia
No Troia Golf, a portuguesa foi 6.ª classificada. Ricardo Soares foi o melhor português em 16.º
Prova decorre na Arábia Saudita
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar