O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) definiu este sábado como "um momento de elevada relevância" para o movimento desportivo nacional a organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia de 2027, agendados para Portimão e Lagoa.
"No COP, encaramos a organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027 como um momento de elevada relevância para o país, para as comunidades anfitriãs e para todo o movimento desportivo nacional", começou por declarar Fernando Gomes.
O presidente do organismo olímpico discursava durante a Assembleia Geral (AG) Extraordinária do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM), que está a decorrer em Alvor.
"Assumir a organização destes Jogos significou aceitar um desafio logístico, desportivo e cultural, mas também abraçar uma oportunidade ímpar de projeção internacional do nosso país, do nosso mar e das nossas bonitas praias, das nossas federações e dos nossos atletas", sublinhou.
Gomes destacou a importância dos Jogos do Mediterrâneo, encarando-os como "uma plataforma de diálogo e de promoção dos valores da amizade, do respeito e da excelência".
"Portugal quer contribuir para esse projeto, oferecendo experiência organizativa de grandes eventos desportivos internacionais, infraestruturas de qualidade, quadros experientes, segurança e, acima de tudo, empenho em ajudar este projeto a crescer ainda mais", assumiu.
O presidente do COP manifestou a vontade de ter um papel cada vez mais ativo no CIJM, por acreditar que "a cooperação entre os países do Sul da Europa, do Norte de África e do Médio Oriente é mais do que um projeto desportivo, é um exemplo de unidade e paz, de intercâmbio cultural e de desenvolvimento económico e social que merece ser aprofundado".
O responsável olímpico agradeceu ainda a colaboração dos municípios de Portimão e Lagoa e expressou o desejo de que os Jogos do Mediterrâneo de Praia de 2027 sejam "os melhores" de sempre.
"Estes Jogos são uma oportunidade única para mostrar ao mundo o melhor de Portugal e, por isso, encaramos esta oportunidade com grande determinação, enorme ambição e firme compromisso. Estamos a trabalhar para que, em 2027, o Mediterrâneo olhe com orgulho para Portugal, como um anfitrião que soube combinar competição, profissionalismo e excelência", concluiu.
Será durante esta assembleia que será revelado o programa desportivo da competição que decorrerá nas Praias da Rocha e do Alvor, em Portimão, e Praia Grande, em Lagoa, em setembro de 2027.
Por LusaPortugal será o país anfitrião da competição em 2027
Dois ouros (aos quais se juntaram ainda mais três bronzes) permitem fixar registo para a história
Ao ser terceiro no Rali da Arábia Saudita
Suplemento especial de voleibol
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
Central espanhol de 39 anos já tomou decisão
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada