Fernando Gomes encara Jogos do Mediterrâneo de Praia como oportunidade ímpar

Portugal será o país anfitrião da competição em 2027

Fernando Gomes
Fernando Gomes • Foto: Vítor Chi

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) definiu este sábado como "um momento de elevada relevância" para o movimento desportivo nacional a organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia de 2027, agendados para Portimão e Lagoa.

"No COP, encaramos a organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027 como um momento de elevada relevância para o país, para as comunidades anfitriãs e para todo o movimento desportivo nacional", começou por declarar Fernando Gomes.

O presidente do organismo olímpico discursava durante a Assembleia Geral (AG) Extraordinária do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM), que está a decorrer em Alvor.

"Assumir a organização destes Jogos significou aceitar um desafio logístico, desportivo e cultural, mas também abraçar uma oportunidade ímpar de projeção internacional do nosso país, do nosso mar e das nossas bonitas praias, das nossas federações e dos nossos atletas", sublinhou.

Gomes destacou a importância dos Jogos do Mediterrâneo, encarando-os como "uma plataforma de diálogo e de promoção dos valores da amizade, do respeito e da excelência".

"Portugal quer contribuir para esse projeto, oferecendo experiência organizativa de grandes eventos desportivos internacionais, infraestruturas de qualidade, quadros experientes, segurança e, acima de tudo, empenho em ajudar este projeto a crescer ainda mais", assumiu.

O presidente do COP manifestou a vontade de ter um papel cada vez mais ativo no CIJM, por acreditar que "a cooperação entre os países do Sul da Europa, do Norte de África e do Médio Oriente é mais do que um projeto desportivo, é um exemplo de unidade e paz, de intercâmbio cultural e de desenvolvimento económico e social que merece ser aprofundado".

O responsável olímpico agradeceu ainda a colaboração dos municípios de Portimão e Lagoa e expressou o desejo de que os Jogos do Mediterrâneo de Praia de 2027 sejam "os melhores" de sempre.

"Estes Jogos são uma oportunidade única para mostrar ao mundo o melhor de Portugal e, por isso, encaramos esta oportunidade com grande determinação, enorme ambição e firme compromisso. Estamos a trabalhar para que, em 2027, o Mediterrâneo olhe com orgulho para Portugal, como um anfitrião que soube combinar competição, profissionalismo e excelência", concluiu.

Será durante esta assembleia que será revelado o programa desportivo da competição que decorrerá nas Praias da Rocha e do Alvor, em Portimão, e Praia Grande, em Lagoa, em setembro de 2027.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Modalidades
Notícias
Notícias Mais Vistas