A Guiné-Bissau vai estar presente nos Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a decorrer em Maputo entre julho e agosto garantiu esta quinta-feira à Lusa o secretário de Estado do Desporto, Fernando Saldanha.
O governante guineense contrariou as notícias veiculadas recentemente que davam conta de que a Guiné-Bissau poderá falhar os Jogos de Maputo devido à situação política que o país vive nos últimos dias. "Confirmo e reafirmo que a Guiné-Bissau vai estar presente nos Jogos de Maputo. Estamos a seguir todos os trâmites previstos, isto é, respeitando os prazos, e o governo já comunicou à comissão executiva que organiza os Jogos de que a Guiné-Bissau vai estar presente", afirmou Fernando Saldanha.
"Não obstante a situação que se vive no país, há condições para estarmos presentes nos Jogos de Maputo, aliás estamos a disputar as provas internas em diferentes modalidades", referiu o governante.
"Mesmo que a situação política fosse outra vamos participar, mas estamos com muita fé em como as coisas, em termos políticos, se vão melhorar aqui no país", sublinhou o secretário de Estado do Desporto guineense.
"Seria muito prejudicial para a nossa juventude não estivesse presente nos Jogos da CPLP, porque estes poderiam ajudar no alívio do stress que a juventude sente neste momento devido à situação do país", defendeu Fernando Saldanha para quem os Jogos da comunidade lusófona servem essencialmente para a convivência dos jovens lusófonos.
"Sempre defendi que os Jogos da CPLP são oportunidades de fomento da convivência lusófona, não são os jogos clássicos onde o ganhar é o mais importante. A Guiné-Bissau precisa hoje mais do que nunca de estar presente nos certames internacionais, sobretudo no âmbito juvenil e da CPLP", afirmou Saldanha.
"Contamos muito com a solidariedade dos países irmãos da CPLP, nomeadamente Angola, Portugal e Brasil, sem essa solidariedade dificilmente poderemos estar presentes nos Jogos de Maputo", disse o secretário de Estado do Desporto guineense.
Prova decorre até domingo, em Zadar, na Croácia
Pablo Urdangarin convocado numa lista que tem três jogadores do Sporting e um do Benfica
Equipa do Sporting conquistou o título em San Juan, na Argentina
FC Porto e Benfica entra em ação esta terça-feira nas provas europeias
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional