Cabo Verde vai participar nos VIII Jogos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que se realizam em Mafra, de 7 a 15 de julho, com 32 atletas nas modalidades de futebol, ténis, atletismo e desporto adaptado.
Citado pela agência Inforpress, o diretor-geral do Desporto de Cabo Verde, Inácio Carvalho, indicou que a comitiva cabo-verdiana será composta por 43 pessoas, com o atletismo, futebol e ténis a participarem nas categorias de sub-16 e os desportos paralímpicos nos sub-20.
O futebol irá participar com 18 jogadores e um árbitro, o atletismo com oito atletas e o ténis com quatro atletas, um treinador e um árbitro, enquanto o desporto adaptado irá participar com apenas dois atletas
Para esta edição dos Jogos da CPLP, Cabo Verde deixa de fora as modalidades de voleibol de praia, andebol e basquetebol, ausência justificada pelo facto de, nesta faixa etária, os atletas não estarem preparados para representar o país.
Os VIII Jogos da CPLP reúnem cerca de 800 jovens representantes de oito países lusófonos que vão competir em seis modalidades: atletismo e atletismo para portadores de deficiência, em masculinos e femininos, andebol masculino, basquetebol feminino, futebol masculino, ténis e voleibol de praia, em masculinos e femininos.
Aberta a praticantes do grupo etário sub-16, salvo no caso de atletismo para portadores de deficiência (sub-20), a edição dos Jogos Desportivos da CPLP tem a particularidade de, a título experimental, estenderem-se à competição de voleibol de praia do escalão sub-17.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os membros da CPLP a estar representados no evento.
Prova decorre até domingo, em Zadar, na Croácia
Pablo Urdangarin convocado numa lista que tem três jogadores do Sporting e um do Benfica
Equipa do Sporting conquistou o título em San Juan, na Argentina
FC Porto e Benfica entra em ação esta terça-feira nas provas europeias
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional