_
A Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) apresentou esta terça-feira um estudo no qual revela que 61% das Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal não têm instalações desportivas próprias e 89% estão dependentes de parcerias externas.
O diagnóstico do desporto universitário nas IES, apresentado no ISCTE, em Lisboa, revela que embora haja um crescimento do desporto universitário em Portugal, ainda existem carências estruturais, défices de financiamento e o que a FADU considera um desalinhamento com as "melhores políticas europeias".
O diagnóstico visou 76 clubes universitários, associações académicas e instituições de ensino superior de todo o país, com predominância do setor público, abrangendo 75% do total de estudantes inscritos no ensino superior em Portugal.
A FADU apresentou o subfinanciamento e a falta de recursos humanos como problemas estruturais, com apenas 46% das faculdades a mostrarem-se satisfeitas com o financiamento público para o desporto universitário e 65,8% a considerar a falta de recursos humanos como uma das principais carências.
Por sua vez, foi apresentada uma relevância significativa (87% das faculdades) do desporto para a experiência académica e saúde mental dos estudantes, fator que levou a FADU a apontar a um "claro desfasamento" entre o reconhecimento desta importância e a sua reflexão como prioridade nos orçamentos e planos institucionais.
Na presença de Cláudia Sarrico, secretária de Estado do Ensino Superior, Diogo Braz, presidente da FADU, elencou a necessidade de reforçar as políticas públicas de apoio ao desporto universitário, sugerindo a criação de linhas de financiamento específicas para infraestruturas desportivas, uma maior integração do desporto nos modelos de financiamento do ensino superior e o reforço do investimento em recursos humanos especializados e em programas de prática desportiva para estudantes.
Por LusaDocumento é um tributo ao poder do desporto como agente de igualdade, inclusão e transformação social
Estudo da FADU foi apresentado esta terça-feira
Atletas satisfeitos com protocolo
Andebolista dinamarquês foi contratado pelos encarnados no verão depois de uma época ao mais alto nível na Suécia
Valor a pagar ao Jagiellonia pode subir até 2 milhões de euros e também há objetivos de rendimento individual
Adeptos do Valerenga deixaram este domingo mensagem de contestação contra a federação e o emblema de Bodo
Antigo jogador do FC Porto foi alvo de mais de 50 queixas entre 2019 e 2023
Em comunicado, organismo que tutela o futebol europeu diz que AFA rejeitou as três propostas alternativas apresentadas
Meia-final do playoff de acesso ao Mundial frente à Macedónia joga-se no próximo dia 26 de março
Através de uma publicação nas redes sociais