A Federação Portugal Taekwondo (PORTKD) deposita "muito boas perspetivas" na seleção de 16 atletas aos Europeus de Belgrado, que decorrem de sexta-feira a domingo, com o presidente do organismo a confiar na conquista de "pelo menos uma medalha".
"Muito boas perspetivas. Vamos com uma equipa muito jovem e muito motivada. Em 2024 sentimos que estamos com uma equipa muito mais coesa, pois os atletas já começam a ir a algumas provas juntos. Começa a haver um sentimento de seleção e isso dá-nos motivação extra. Temos já alguma experiência, por isso estamos muito otimistas", disse, à Lusa, Nuno Semedo.
Tendo isso em conta, o dirigente assume que a federação se sentiria "satisfeita em trazer pelo menos uma medalha", considerado que esse eventual feito seria "muito positivo e merecedor do esforço destes atletas".
"Às vezes é um pouco injusto apontar qual deles (tem mais hipóteses de sucesso), pois é uma modalidade com muitas surpresas e depende do sorteio. Saliento a Matilde (Ferreira), que este na prova de aproamento olímpico, e a Maisa (Monteiro), que está nas esperanças olímpicas. Mas isto não quer dizer que as minhas fichas estejam todas neles. Mas a matemática aponta para os atletas com melhor ranking internacional", sustentou.
Rui Bragança, a maior referência da história da modalidade, com participações nos Jogos Olímpicos Rio'2016 e Tóquio'2020, abandonou recentemente a modalidade, enquanto Júlio Ferreira e Joana Cunha, que partilham com o vimaranense o estatuto de atletas lusos com melhores resultados internacionais, podem deixar a alta competição igualmente este ano.
"Mesmo que não continuem, a comunidade desportiva bebeu muito destes atletas, conseguimos aprender com eles, pelo percurso, resultados, pelas coisas boas e menos boas. É inevitável que consigamos ter atletas a trilhar o mesmo percurso", confia Nuno Semedo.
Apesar de o taekwondo luso ter falhado a qualificação para Paris'2024, o dirigente, que cumpre o terceiro e último mandato na PORTKD, está "confiante" no futuro da modalidade, seja pela qualidade de atletas, seja pela transição de conhecimento na federação.
"Temos um conjunto de atletas que estão a esforçar-se muito para que em pouco tempo consigamos novamente colocar o taekwondo [português] na ribalta dos palcos internacionais", concluiu.
Joana Cunha (-57 kg), que nos últimos anos tem sido a grande referência feminina da modalidade em Portugal, declinou a participação, tal como Manuel Martinho (-87 kg).
Lista dos convocados:
- Masculinos: Diego Santos (54 kg), Tiago Lopes (-58 kg), Alfredo Martins (-63 kg), Tiago Reis (-68 kg), Lucian Procopciuc (-74 kg), Júlio Ferreira (-80 kg), Gonçalo Silva (-87 kg) e João Diogo (+87 kg).
- Femininos: Patrícia Salgueiro (-46 kg), Matilde Ferreira (-49 kg), Filipa Bastos (-53 kg), Leonor Correia (-57 kg), Maisa Monteiro (-62 kg), Sara Vital (-67 kg), Joana Cardoso (-73 kg) e Cristiana Cardoso (+73 kg)
Por LusaO havaiano vai regressar ao circuito da elite por convite, após um ano de pausa na carreira competitiva
Leões vão disputar um playin na próxima fase da competição
Vitória rumo à segunda ronda do ITF M25 de Vale do Lobo
Águias triunfam na Luz por 3-0 e estão nos 16 avos de final
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher