O treinador do Benfica foi suspenso preventivamente pelo Conselho de Disciplina da Federação de Andebol de Portugal, castigo que se manterá pelo menos até que o órgão federativo se pronuncie em definitivo sobre os incidentes ocorridos no final do dérbi dos quartos de final da Taça de Portugal, disputado na Luz e ganho pelos leões.
Em causa está o comportamento do espanhol para com o homólogo do Sporting, onde se vê, num vídeo a que o nosso jornal teve acesso, Chema Rodríguez a agarrar Ricardo Costa pela camisola.
O Conselho de Disciplina baseia-se no artigo 82 do Regulamento Disciplinar para suspender o técnico do Benfica e que diz o seguinte:
Artigo 82.º
Suspensão e interdição preventivas
1. A entidade competente para instaurar o processo disciplinar pode suspender preventivamente o arguido sempre que houver indícios suficientes da prática de infração punível com pena máxima de suspensão igual ou superior a 6 meses.
2. A mesma entidade pode interditar preventivamente o recinto desportivo de clube arguido sempre que houver indícios suficientes da prática de infração disciplinar punível com interdição de máximo igual ou superior a 5 jogos.
3. A suspensão preventiva extingue-se quando, desde o seu início, tiverem decorrido:
a) 90 dias, quando se proceder por infração punível com suspensão de máximo inferior a um ano;
b) 180 dias, quando se proceder por infração punível com suspensão de máximo igual ou superior a um ano.
4. A suspensão preventiva será levantada em qualquer altura quando, face aos elementos indiciários disponíveis e à medida da pena previsivelmente aplicável, se verificar que a manutenção da mesma é desnecessária.
5. Ao regime aqui previsto é aplicável o disposto no número 3 do artigo 9.º do presente
Regulamento.
O comunicado do Conselho de Disciplina, órgão que se reuniu esta terça-feira, refere ainda a instauração/abertura de um inquérito sobre os vários incidentes ocorridos na parte final do referido jogo, nomeadamente o comportameno dos adeptos. A este propósito lembre-se que foram detidos três adeptos, um deles por agressão ao capitão do Sporting, Salvador Salvador.
Por Record