No dia em que a primeira fase do Europeu se conclui, com a 3.ª e última jornada do Grupo B e D, começa a ganhar forma a hipótese da competição ser cancelada.
A Alemanha, já apurada para a Main Round, registou sete casos em Bratislava e vai entrar em campo, esta terça-feira, bastante desfalcada frente à Polónia, no jogo que decidirá o vencedor do Grupo D.
Os clubes alemães da Bundesliga, campeonato altamente profissionalizado e onde se encontra grande parte dos internacionais das diferentes seleções, estão a demosntrar grande preocupação.
Dierk Schmäschke, diretor desportivo do vice-campeão alemão SG Flensburg-Handewitt, adversário do FC Porto na Champions, deixou um alerta: "Estamos a caminhar sobre um poço sem fundo."
Não têm havido seleções poupadas pela Covid-19, com Portugal a ser uma das mais castigadas, pelo que o cancelamento da prova, à semelhança daquilo que aconteceu no recente Mundial de sub-20 no hóquei sobre o gelo, começa a ganhar forma nas preocupações dos dirigentes da EHF, que querem a todo o custo que cheguem as finais do dia 30 de janeiro.
O alemão Christian Schwarzer, campeão europeu em 2007, diz que a competição "está a ser uma farsa", adiantando que a modalidade está a sofrer enormes danos.
"Seria amargo e muito mau para o nosso desporto se a seleção com menos casos de Covid-19 fosse a campeã europeia", declarou Schwarzer ao portal Spox, acrescentando: "Temos que ter muito cuidado para não se ouvir dizer que este foi o Europeu da Pandemia."
Já a Croácia, que terminou em 2.º lugar do Grupo C, apurando-se para a Main Round, vai chamar seis jogadores para a segunda fase, após também sofrer com vários surtos, integrando Ivan Sliskovic, lateral do FC Porto.
Nikola Mitrevski, guarda-redes do FC Porto, foi uma das vítimas da Covid-19, sendo isolado antes do começo do Europeu, para depois regressar, sem evitar a eliminação da Macedónia: "Tivemos muito azar antes deste Europeu, com Covid e lesões."
Até os jornalistas que estão a cobrir a competição têm sido afetados pela pandemia, sendo obrigados a ficar isolados e, assim, sem poderem cumprir com o seu trabalho.
Refira-se que, ao contrário do Mundial do Egito'2021 e Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, as equipas estavam em bolha e a pandemia não causou constrangimentos na competição. Mas desta vez, o protocolo sanitário foi definido pela EHF antes do surgimento da variante Ómicron, muito mais contagiosa, com as equipas a frequentarem as áreas dos clientes nos hóteis. Fora aquilo que se passa no MVM Dome, em Budapeste, pois quando a Hungria joga enche-se por completo com 22 mil espectadores. O futuro é incerto.
Por Alexandre ReisInsulares foram de novo batidos pelos dinamarqueses do Skanderborg
Bera Bera venceu de forma clara por 38-21
Espanhóis já tinham ganho na primeira mão
Águias demonstram grande superioridade no dérbi de Lisboa
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995