O lateral do AEK Gilberto Duarte, um dos portugueses com mais títulos no andebol, foi esta segunda-feira recebido com carinho pelos Heróis do Mar, que se concentraram em Odivelas, na véspera da partida para Gdansk, para prepararem o duplo duelo com a Polónia, na qualificação do Grupo 8 para o Euro’2026.
"É sempre bom poder ajudar e pertencer a este grupo incrível. Estar presente na evolução que está a acontecer na Seleção [4ª no Mundial]. É um orgulho", considerou o campeão mundial de clubes (2019) e de Espanha pelo Barcelona, e sete vezes campeão nacional pelo FC Porto, entre muitos outros títulos.
Ausente das quinas há mais de um ano, Gilberto Duarte, de 34 anos, reencontrou velhos companheiros, que o receberam com satisfação, como Pedro Portela, Rui Silva e António Areia, todos vice-campeões europeus (sub-20) em 2010, competição que alavancou as suas brilhantes carreiras.
Duarte (1,97 m) vai dar altura à defesa da Seleção, que se debate com muitas lesões: "A minha contribuição tem passado pelo papel defensivo e pelas transições. Os golos deixaram de ser objetivo mas sim roubar bolas, condicionar o adversário, metê-lo em stress."
Por Alexandre ReisBera Bera venceu de forma clara por 38-21
Espanhóis já tinham ganho na primeira mão
Águias demonstram grande superioridade no dérbi de Lisboa
Águias bateram o Replasa Beti-Onak na meia-final
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995