O novo treinador do ABC/UMinho, Jorge Rito, confirmou esta terça-feira a ausência na Taça Challenge na próxima época, mas prometeu lutar para ganhar todas as competições nacionais em 2017/18. O técnico que sucede a Carlos Resende, contratado pelo Benfica, foi apresentado no Flávio Sá Leite, pavilhão que conhece bem, uma vez que já leva 26 anos ao serviço do clube bracarense na formação e na equipa principal. Jorge Rito confirmou que o ABC/UMinho não vai disputar a Taça Challenge na próxima temporada, como tinha direito por ter conquistado a Taça de Portugal.
"A decisão é unânime. Temos muitos problemas internos para resolver e esta ausência vai-nos permitir reequilibrar as contas. Foi uma decisão acertadíssima da nossa administração e, do ponto de vista desportivo, não é uma grande perda. Não estamos a falar de uma Champions ou mesmo EHF, que motiva muito os jogadores", considerou, defendendo que a decisão vai permitir "mais tempo de recuperação" aos jogadores para estarem mais "focados" na conquista dos títulos nacionais.
As limitações financeiras pesaram decisivamente na renúncia, com o presidente do ABC, João Luís Nogueira, a apontar o dedo à EHF, que terá "prometido" um prémio de 60 mil euros, mas retirou parte da verba "por causa dos direitos de imagem".
"Precisamos de recuperar financeiramente o clube e, assim, pouparemos cerca de 100 mil euros", disse, notando ainda que a ausência da competição europeia, que o ABC já conquistou, permitirá que o pavilhão Flávio Sá Leite comece a ser intervencionado.
"Jogámos com 40/50 graus em dias de calor. Os balneários assustam qualquer um. Assim, os responsáveis da cidade terão uma oportunidade para calendarizarem a requalificação do pavilhão", disse.
O ABC/UMinho vai perder alguns jogadores importantes, como Pedro Seabra, Ricardo Pesqueira, Pedro Spínola ou Dario Andrade, que terminou a carreira, mas Jorge Rito não considera que terá um plantel mais fraco.
"Teremos algumas caras novas, mas, do ponto de vista estrutural, não vejo o plantel de 2017/2018 mais fraco. Já contratámos três jogadores, saíram quatro e conto com os que cá ficam, alguns deles atletas nucleares e com experiência, casos do Humberto Gomes e do Hugo Rocha, e outros, como Martins e Branquinho, já com alguns anos de casa. Vamos lutar pelo campeonato, Supertaça e Taça de Portugal", assegurou.
Apesar da "herança pesada", como notou o presidente do ABC, João Luís Nogueira, o novo técnico quer manter o "excelente nível" das temporadas anteriores.
"Entrei aqui em 1987, há 30 anos, e estive quatro anos fora. Nestes 30 anos, o ABC teve quatro treinadores. O professor António Cunha, responsável pela minha vinda para cá, o Pavel Djenev, o Aleksander Donner, que conquistou 11 títulos em oito anos, e estes últimos seis anos esteve cá o Carlos Resende, que fez um trabalho excelente. O ABC é um clube que estima muito bem os seus treinadores. A bitola está muito elevada, mas estamos aqui para tentar manter o nível do ABC e, claro, lutar por títulos", reforçou.
Já estão garantidos três reforços, Nuno Silva, Hugo Rosário (ex-Madeira SAD) e Belmiro Alves (ex-AC Fafe), sendo que vão subir aos seniores Rafael Peixoto (ponta-esquerda), Rui Jorge Ferreira (pivot), Carlos Bandeira (ponta-direita) e Ricardo Panta Ferreira (será o terceiro guarda-redes dos seniores).
Por LusaÁguias cedem por 28-26 em jogo do campeonato
Sueco sofreu uma lesão no tendão rotuliano do joelho direito
Treinador leonino visado por supostamente ter atirado uma garrafa na direção dos adeptos portistas
Encontro estava marcado para esta quarta-feira, mas já foi anunciada nova data
Campeão PSG lidera a lista
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra