Portugal perde com Egito em Moimenta da Beira

Portugal perde com Egito em Moimenta da Beira, após jogo de preparação para o Europeu
• Foto: FAP

Portugal  perdeu (28-32), esta quinta-feira, com o Egito, no 1.º dos dois jogos particulares no Torneio Internacional Terras do Demo, em Moimenta da Beira, de preparação para o Europeu, em janeiro de 2026.

Portugal começou bem a partida e, depois do equilíbrio inicial (5-5), abriu uma vantagem de 3 (8-5) e 4 golos (10-6), levando o treinador Xavier Pascual a parar a partida para fazer ajustes.

PUB

As medidas do técnico que recentemente visitou o João Rocha pelo Veszprém e que se estreou no comando dos faraós resultaram, pois Portugal perdeu num ápice a vantagem, chegando ao intervalo a atrás no marcador (13-14).

Mas a partida continuou equilibrada e os Heróis do Mar, apesar de muitas baixas, como Rui Silva, e os irmãos Costa, Kiko e Martim, continuaram competitivos, alcançando a igualdade, numa toada de parada e resposta, mas com o Egito a comandar o ritmo.

Uma série de erros no ataque e a falta de capacidade na recuperação defensiva, face à transições rápidas do Egito, levaram a Seleção a deixar fugir o adversário, pela primeira vez por 5 golos (25-20), a meio da 2.ª parte.

PUB

Seguiu-se uma reação de Portugal, mais coeso na defesa e a marcar em contra-ataque, o que voltou a equilibrar a partida, ainda assim com o Egito na frente (25-23), muito forte fisicamente e ao nível técnico.

Na frente, os forasteiros controlaram o desafio até final.

Estreantes na Seleção, designadamente o central Filipe Monteiro, tiveram nota positiva.

PUB

Paulo Pereira, selecionador nacional, lamentou algumas ausências que condicionaram e obrigaram o selecionador a mudança.

"Estou muito satisfeito pela forma como a equipa competiu. Não podemos esquecer que este Egito é campeã africano, e tem-nos habituado nos últimos mundiais a ficar no top oito e agora ficou no top cinco. Estávamos ligeiramente desconfigurados, porque nos falta a primeira linha toda que esteve no mundial, mas com a equipa que temos agora, e temos atletas excecionais, precisávamos de um bocadinho de tempo para construirmos a equipa em termos ofensivos. Gostei muito da maior parte dos momentos em que estivemos a defender e estou muito satisfeito com o rendimento da equipa.

Neste momento, já sabemos mais ou menos quem são os atletas que têm mais possibilidades e em que a probabilidade é maior de serem convocados para o Europeu, mas estes momentos servem para trazer outros atletas e para ver como eles reagem a jogar pela seleção, quer em plano de jogo quer em termos emocionais. Há detalhes que teremos de corrigir para o jogo de sábado. Continuaremos a ter muitas dificuldades, a ter que estar muito bem no jogo para poder ganhar a este Egito, fazer tudo bem. Se fizermos tudo bem, creio que podemos ganhar no sábado. Temos de fazer tudo bem e, às vezes, isso não é possível, por uma razão ou por outra. Amanhã [sexta-feira] vamos centrarmo-nos naquilo que ainda podemos fazer melhor de forma a que a equipa seja mais produtiva do que foi hoje." 

PUB

Por Alexandre Reis
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Andebol Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB