Árbitros equipados com câmaras nas meias-finais e final do Europeu de andebol

Experiência inovadora quer proporcionar aos fãs "uma compreensão mais profunda de como os árbitros conduzem o jogo"

Árbitros vão usar câmaras nos jogos derradeiros do Europeu de andebol na Dinamarca em 2026
Árbitros vão usar câmaras nos jogos derradeiros do Europeu de andebol na Dinamarca em 2026 • Foto: Peter Spark/Movephoto

Os árbitros escolhidos para apitar os encontros das meias-finais e final do Europeu masculino vão estar equipados com uma câmara na cabeça, denominada RefCam, anunciou esta 4.ª feira a Federação Europeia de Andebol (EHF), em comunicado.

A nova tecnologia inovadora "é um sistema de câmara montado na cabeça, com apenas 14 gramas, que proporciona uma visão da perspetiva dos árbitros", e será estreada apenas no último fim de semana da fase final do torneio, entre 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026, em Herning, na Dinamarca.

"O sinal de vídeo da câmara será disponibilizado ao vivo para a transmissão do evento pela rede privada 5G Easy5G da Riedel [empresa alemã que desenvolveu o aparelho], oferecendo aos adeptos de andebol uma visão única e imersiva da intensidade e da dinâmica do jogo", enalteceu o organismo.

A EHF acrescenta que "esta novidade promete uma forma completamente nova de sentir a velocidade, a emoção e a fisicalidade do andebol de alto nível, vendo o desporto pelos olhos do árbitro".

As imagens gravadas pela RefCam, combinadas com o áudio dos árbitros, "para proporcionar aos fãs uma compreensão ainda mais profunda de como os árbitros conduzem o jogo, comunicam entre si e interagem com os jogadores", vão ser utilizadas pela EHF e posteriormente divulgadas.

A fase final do Europeu 2026 será coorganizada por Dinamarca, Noruega e a Suécia, entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro de 2026.

A seleção portuguesa, que tem um sexto lugar como a melhor classificação de sempre num Europeu, em 2020, integra o Grupo B da próxima edição, juntamente com a Dinamarca, anfitriã e tetracampeã campeã mundial, Macedónia do Norte e Roménia, a primeira adversária de Portugal, em Herning, no dia 16 de janeiro.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Andebol
Notícias
Notícias Mais Vistas