Antigo selecionador nacional falece em Gijón após internamento hospitalar
Javier García Cuesta, antigo selecionador nacional de andebol, morreu aos 78 anos, tendo sido um treinador de grande impacto na evolução da equipa A de Portugal.
Nascido a 20 de abril de 1947, Cuesta morreu depois de internamento hospitalar, tendo sido selecionador nacional entre 1999 e 2005, como o primeiro treinador espanhol a trabalhar fora do país.
Participou em cinco fases finais com Portugal, nos Campeonatos da Europa de 2000, onde alcançou um histórico 7.º lugar (só batido em 2020 com o 6.º posto da seleção orientada por Paulo Pereira), 2002 (9.º) e 2004 (14.º), e ainda nos Campeonatos do Mundo de 2001 (16.º) e 2003 (12.º), onde Portugal foi o organizador.
O técnico liderou cinco seleções, entre elas Estados Unidos da América, Espanha, Egito e Brasil, para além de Portugal, e tinha terminado a sua carreira em 2018.
Enquanto jogador, Cuesta capitaneou a Espanha, com 63 internacionalizações, participando nos Jogos Olímpicos de Munique'1972 e no Mundial'1974, na antiga RDA.
As cerimónias fúnebres terão lugar no Tanatório Jardín El Lauredal, em Gijón, Espanha, entre este domingo e segunda-feira.
À família enlutada, Record apresenta sentidas condolências.
Antigo selecionador nacional falece em Gijón após internamento hospitalar
Constança Sequeira, com 11 golos, foi a grande figura do encontro e a melhor marcadora das encarnadas
Minhotas batidas por 28-26 pelo Westfriesland
Leões vencem com dragões e isolam-se na liderança do campeonato
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos