Javier García Cuesta morre aos 78 anos

Antigo selecionador nacional falece em Gijón após internamento hospitalar

Morreu Javier García Cuesta, antigo selecionador nacional de andebol
Morreu Javier García Cuesta, antigo selecionador nacional de andebol • Foto: Paulo Calado

Javier García Cuesta, antigo selecionador nacional de andebol, morreu aos 78 anos, tendo sido um treinador de grande impacto na evolução da equipa A de Portugal.

Nascido a 20 de abril de 1947, Cuesta morreu depois de internamento hospitalar, tendo sido selecionador nacional entre 1999 e 2005, como o primeiro treinador espanhol a trabalhar fora do país.

Participou em cinco fases finais com Portugal, nos Campeonatos da Europa de 2000, onde alcançou um histórico 7.º lugar (só batido em 2020 com o 6.º posto da seleção orientada por Paulo Pereira), 2002 (9.º) e 2004 (14.º), e ainda nos Campeonatos do Mundo de 2001 (16.º) e 2003 (12.º), onde Portugal foi o organizador.

O técnico liderou cinco seleções, entre elas Estados Unidos da América, Espanha, Egito e Brasil, para além de Portugal, e tinha terminado a sua carreira em 2018.

Enquanto jogador, Cuesta capitaneou a Espanha, com 63 internacionalizações, participando nos Jogos Olímpicos de Munique'1972 e no Mundial'1974, na antiga RDA.

As cerimónias fúnebres terão lugar no Tanatório Jardín El Lauredal, em Gijón, Espanha, entre este domingo e segunda-feira.

À família enlutada, Record apresenta sentidas condolências.

Por Alexandre Reis
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Andebol
Notícias
Notícias Mais Vistas