Kiko Costa vai estar sob os holofotes do Europeu'2026

EHF destaca lateral português como uma da figuras mais jovens que irão animar a competição na Dinamarca, Noruega e Suécia

Seguir Autor:

Kiko Costa
Kiko Costa • Foto: Movephoto

A EHF destacou cinco jovens jogadores que vão estar sob os holofotes do Europeu'2026, na Dinamarca, Noruega e Suécia, entre dia 15 e 1 de fevereiro.

Na cabeça da lista está Kiko Costa, lateral direito do Sporting, considerado como um dos nomes mais promissores do andebol nacional e internacional, apesar de ter apenas 20 anos.

O mais novo dos irmãos Costa estreou-se pela Seleção A no Europeu'2024 e foi, desde logo, o segundo maior artilheiro de Portugal, com 30 golos, só atrás do mano Martim, que superou todos com 54.

Kiko tem-se afirmado de forma indelével, sendo peça fundamental no ataque dos Heróis do Mar, que alcançaram a sua primeira meia-final de sempre numa grande competição no Mundial'2025.

Não foi por acaso que o internacional foi nomeado o melhor jogador jovem da competição, após estreia na Seleção A aos 17 anos. 

Para além de Kiko Costa, a EHF destaca também o jovem Oli Mittun (20), figura proeminente dos dinamarqueses do GOG, sendo um central que levou as emergentes Ilhas Faroé à medalha de bronze no Mundial de juniores.

Já o sueco Nikola Roganovic (19) chamou a atenção ao ser eleito o MVP do Europeu sub-18 em 2024, onde a Suécia conquistou o título.

Depois surge Marko Grgic (22), lateral esquerdo alemão, que se estreou na sua seleção em maio de 2024 e logo se tornou uma figura fundamental dos germânicos, tendo feito parte da equipa que chegou à final dos Jogos Olímpicos de Paris'2024.

Foi ainda 6.º lugar no Mundial'2025, depois da derrota com Portugal, que chegou às meias-finais- e lutou pelas medalhas.

Por fim, a EHF elege outro jovem, o espanhol Ian Barrufet (21), conquistador do Europeu sub-18 de 2022, o Mundial sub-19 de 2023 e o Europeu sub-20 de 2024.

A qualidade do ponta esquerda levou-o à titularidade do poderoso Barcelona, também como filho de um jogador famoso, o guarda-redes David Barrufet, um dos melhores de sempre, antigo campeão mundial em 2005, vencedor de sete Ligas dos Campeões, entre muitos outros títulos.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Andebol
Notícias
Notícias Mais Vistas