Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
EHF destaca lateral português como uma da figuras mais jovens que irão animar a competição na Dinamarca, Noruega e Suécia
Seguir Autor:
A EHF destacou cinco jovens jogadores que vão estar sob os holofotes do Europeu'2026, na Dinamarca, Noruega e Suécia, entre dia 15 e 1 de fevereiro.
Na cabeça da lista está Kiko Costa, lateral direito do Sporting, considerado como um dos nomes mais promissores do andebol nacional e internacional, apesar de ter apenas 20 anos.
O mais novo dos irmãos Costa estreou-se pela Seleção A no Europeu'2024 e foi, desde logo, o segundo maior artilheiro de Portugal, com 30 golos, só atrás do mano Martim, que superou todos com 54.
Kiko tem-se afirmado de forma indelével, sendo peça fundamental no ataque dos Heróis do Mar, que alcançaram a sua primeira meia-final de sempre numa grande competição no Mundial'2025.
Não foi por acaso que o internacional foi nomeado o melhor jogador jovem da competição, após estreia na Seleção A aos 17 anos.
Para além de Kiko Costa, a EHF destaca também o jovem Oli Mittun (20), figura proeminente dos dinamarqueses do GOG, sendo um central que levou as emergentes Ilhas Faroé à medalha de bronze no Mundial de juniores.
Já o sueco Nikola Roganovic (19) chamou a atenção ao ser eleito o MVP do Europeu sub-18 em 2024, onde a Suécia conquistou o título.
Depois surge Marko Grgic (22), lateral esquerdo alemão, que se estreou na sua seleção em maio de 2024 e logo se tornou uma figura fundamental dos germânicos, tendo feito parte da equipa que chegou à final dos Jogos Olímpicos de Paris'2024.
Foi ainda 6.º lugar no Mundial'2025, depois da derrota com Portugal, que chegou às meias-finais- e lutou pelas medalhas.
Por fim, a EHF elege outro jovem, o espanhol Ian Barrufet (21), conquistador do Europeu sub-18 de 2022, o Mundial sub-19 de 2023 e o Europeu sub-20 de 2024.
A qualidade do ponta esquerda levou-o à titularidade do poderoso Barcelona, também como filho de um jogador famoso, o guarda-redes David Barrufet, um dos melhores de sempre, antigo campeão mundial em 2005, vencedor de sete Ligas dos Campeões, entre muitos outros títulos.
EHF destaca lateral português como uma da figuras mais jovens que irão animar a competição na Dinamarca, Noruega e Suécia
Vai ser um osso duro de roer para os Heróis do Mar no próximo Europeu
Afirmação das individualidades serão decisivas e estarão em rivalidade no Europeu da Dinamarca, Noruega e Suécia
Ponta direita é uma das referências dos Heróis do Mar que vão atuar na competição da Dinamarca, Noruega e Suécia
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Avançado do Galatasaray aborrecido por Lookman não lhe passar a bola
Lenda do Liverpool 'atira-se' ao treinador do Manchester United após empate com o Leeds e declarações na conferência
Em 2024, Rodri Sánchez saiu do Betis para rumar ao Al Arabi