Mundial: Hungria acompanha a França rumo aos quartos de final
A Hungria juntou-se este sábado à França nos quartos de final do Mundial de andebol, no fecho do Grupo II da Ronda Principal, e a tricampeã mundial Dinamarca e a Alemanha confirmaram o apuramento com vitórias no I.
Dinamarca e Alemanha vão cruzar nos quartos de final com o Grupo III, que tem já como apurados Portugal e Brasil e que na última jornada, no domingo, frente a Chile e Espanha, respetivamente, vão decidir as duas primeiras posições.
O Grupo II, da França e Hungria, primeira e segunda classificadas, respetivamente, cruza nos quartos de final com o equilibrado e emotivo Grupo IV, que regista a candidatura de Croácia, Egito, Islândia e Eslovénia para as duas vagas.
Na despedida de Herning, a tricampeã Dinamarca, 'vice' europeia e detentora do titulo olímpico, estendeu a sua invencibilidade com um triunfo por 28-22 sobre a República Checa, num jogo em que Mathias Gidsel, com 10 golos, sete dos quais na segunda parte, foi um 'diabo à solta'.
Com as posições definidas à partida para a última jornada, a Dinamarca em primeiro e a Alemanha em segundo, independentemente do resultado dos seus jogos, ambas as seleções confirmaram com triunfos a passagem aos quartos de final.
O lateral Mathias Gidsel foi considerado o 'homem do jogo' e recebeu a distinção das mãos dos históricos Mikkel Hansen e Niklas Landim, retirados em 2024 da seleção dinamarquesa, num gesto que levou ao rubro a lotada Jyske Arena.
A Suíça venceu por 33-25 a Itália e resgatou a terceira posição do Grupo I, num jogo em que o helvético Lenny Rubin, com nove golos, foi o melhor marcador, seguido do compatriota Lukas Manos e do transalpino Leo Prantner, com sete.
A Alemanha venceu por 31-19 a Tunísia, num resultado desnivelado 'feito' ainda na primeira parte (18-8), para o qual muito contribuiu a eficácia na finalização de Marco Grgic, com 11 golos, e o guarda-redes David Spath, com 21 defesas a 41 remates.
O Grupo I terminou com a Dinamarca em primeiro, com 10 pontos, seguida da Alemanha, com oito - ambas as seleções apuradas para os quartos de final -- Suíça, com cinco, Itália, com quatro, República Checa, com três, e Tunísia, com zero.
O Grupo II, em Varazdin, na Croácia, entrou para a última jornada da 'main round' com a vice-campeã mundial França, igualmente detentora do titulo europeu, já apurada para os quartos de final, em primeiro, e quatro candidatos a ocupar a segunda vaga.
A Hungria, num jogo em que começou algo hesitante mas em crescendo, e com uma segunda parte irrepreensível, venceu por 29-23 o Qatar e segurou a segunda posição do Grupo II e o apuramento para a fase eliminar, atrás dos gauleses.
Num jogo de alta rotação e repleto de reviravoltas, os Países Baixos e a Áustria empataram 37-37 e despediram-se da 'main round' e do Mundial, na terceira e quinta posições do grupo, respetivamente.
Luc Stein, com sete golos, foi o concretizador em destaque nos Países Baixos, enquanto Sebastian Frimmel e Tobias Wagner, também com sete, estiveram em destaque na Áustria, que deixou uma imagem muito positiva neste Mundial.
No derradeiro encontro do Grupo II, a França venceu por 32-25 a Macedónia do Norte, numa partida em que Dika Mem e Filip Kuzmanovski, ambos com oitos golos, partilharam o protagonismo na finalização.
A França terminou invicta na primeira posição, com 10 pontos, seguida da Hungria, com sete -- seguindo ambas as seleções para os quartos de final -- Países Baixos, com cinco, Macedónia do Norte e Áustria, com quatro, e Qatar, com zero.
Os quartos de final arrancam na terça-feira, em Zagreb, na Croácia, envolvendo os Grupos II (França e Hungria) e IV (ainda por decidir), e prosseguem na quarta-feira, em Oslo, na Noruega, entre o I (Dinamarca e Alemanha) e o III (Portugal e Brasil).
O Mundial, que é organizado conjuntamente pela Croácia, Dinamarca e Noruega, termina em 02 de fevereiro, com a realização da final e o jogo de atribuição da medalha de bronze, na Unity Arena, em Oslo.
Decisão marca para domingo em Roterdão
Record apurou que o guarda-redes do FC Porto contraiu, frente ao Sporting, uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e vai ter de parar de entre seis a oito meses
Leões reforçam a liderança isolada do campeonato com triunfo consistente no Dragão Arena
França e Dinamarca ficam fora da competição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam