Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Sorteio da fase final do torneio, que será disputado entre 13 e 31 de janeiro de 2027, está marcado para 10 de junho
Seguir Autor:
A seleção portuguesa de andebol será cabeça de série no sorteio do Mundial'2027, estando inserida no pote 1 com a tetracampeã mundial Dinamarca e a anfitriã Alemanha, anunciou esta segunda-feira a Federação Internacional de modalidade (IHF).
O sorteio da fase final do torneio, que será disputado entre 13 e 31 de janeiro de 2027, está marcado para 10 de junho, em Munique, Alemanha.
O organismo que rege o andebol mundial deu conta da composição dos potes, com Portugal, que foi quarto classificado na última edição, em 2025, a constar no primeiro, no qual figuram as seleções teoricamente mais fortes, embora o quadro final ainda não esteja completo, com 13 de 32 vagas ainda por preencher.
Desta forma, a equipa comandada por Paulo Jorge Pereira, que assegurou a presença na fase final na Alemanha graças ao quinto lugar alcançado no Euro2026, o melhor resultado de sempre em Campeonatos da Europa, já sabe que irá evitar numa primeira fase a Dinamarca, Alemanha, Croácia, Islândia, Suécia, Egito e Argentina.
De resto, o pote dois será composto exclusivamente por seleções europeias, o três terá, garantidamente, duas seleções da Europa como cabeças de série, além de Brasil, Bahrain, Tunísia, Cabo Verde, Chile e o vencedor do campeonato norte-americano e do Caribe.
O pote 4 incluirá o Qatar, Kuwait, Japão, Argélia, Angola, Uruguai e duas seleções convidadas.
De acordo com o Regulamento das Competições da IHF, o organizador tem o direito de atribuir as equipas aos grupos, pelo que, na primeira fase, a Alemanha já sabe que ficará inserida no Grupo A, em Munique.
A Dinamarca, que se sagrou campeã europeia pela terceira vez, em Herning, no passado dia 01 de fevereiro, jogará no Grupo G, em Kiel, "aproveitando a proximidade da cidade com a fronteira dinamarquesa para atrair o máximo possível de adeptos" daquele país.
Os encontros da fase preliminar são distribuídos de forma que cada equipa tenha pelo menos um dia de descanso entre os jogos, garantindo assim que nenhuma jogue em dias consecutivos, de forma a "preservar a saúde e o desempenho dos jogadores".
A Ronda Principal e a Taça Presidente acontecem logo após a fase preliminar, igualmente com, pelo menos, um dia de descanso entre todos os jogos de cada equipa, enquanto o 'final weekend', na cidade de Colónia, receberá as semifinais, as partidas de atribuição do quinto ao oitavo lugar, o jogo da medalha de bronze e a grande final.
A fase preliminar, na qual só as três melhores seleções avançam para a 'main round', terá dois grupos em cada cidade (Munique, Magdeburgo, Kiel e Estugarda), seguindo-se a 'main round' em Colónia e Hannover e a Taça Presidente em Magdeburgo.
Em causa a "falsa narrativa com o objetivo claro e óbvio de denegrir o nome do FC Porto"
Advogado Pedro Azevedo Branco enquadra inquérito criminal aberto pelo Ministério Público
Sporting venceu por 33-29 na primeira mão do playoff de acesso à Champions
Águias sentiram dificuldades
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Técnico do Atlético Ottawa pediu um 'challenge', tentando reverter um penálti contra a sua equipa
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
A 1.ª Liga polaca tem sido pautada por um equilíbrio tremendo e há quem esteja simultaneamente a lutar pela Europa... e para não descer